Edições

PUMANGOL

2020

A PUMANGOL é uma Marca de Excelência em Angola, cujo propósito é energizar as comunidades, ajudando a impulsionar o crescimento e a prosperidade, mediante a prestação de um serviço sustentável aos seus clientes no País.

PUMANGOL
valores da marca

O Grupo PUMANGOL faz parte da Puma Energy, uma empresa de energia que assegura o armazenamento, distribuição e comercialização de combustíveis, lubrificantes, betumes e emulsões betuminosas, a nível mundial. Em Angola, é o segundo maior operador do mercado, quer em volume de vendas e quota de mercado, quer em número de postos de abastecimento. 

A Marca PUMANGOL tem como valores: Foco no Cliente; Agilidade; Liderança pelo Exemplo; Colaboração. Foco no Cliente porque coloca os seus clientes no centro de tudo o que faz, ouve o que eles têm a dizer, e assim fica apta a identificar as suas necessidades e oferecer consistentemente os melhores produtos e serviços. Agilidade porque está sempre aberta a novas ideias, que rapidamente transforma em soluções criativas, sustentáveis e práticas. Liderança pelo Exemplo porque os seus gestores mantêm uma abordagem aberta e transparente, tornando o espírito positivo
e vibrante da Empresa num modelo capaz de impactar positivamente a vida das pessoas.
E por fim, Colaboração, porque promove e celebra o trabalho em equipa, com confiança e respeito mútuos, e liga-se à comunidade, construindo parcerias com várias ONGs, com o governo e com os seus fornecedores.

produtos e desenvolvimentos futuros

A PUMANGOL é reconhecida pelos seus lubrificantes. É a Marca especialista deste segmento. Os lubrificantes PUMA permitem que os consumidores rentabilizem ao máximo os motores dos seus veículos, garantindo-lhes mais eficiência e desempenho.

A Marca tem um Cartão de Gestão de Frotas, o Cartão Frota +, dotado da mais avançada tecnologia, que permite às empresas um total controle dos abastecimentos de combustível das suas viaturas, reduzindo os riscos de fraude e melhorando a sua gestão financeira.

A Marca acabou de lançar um programa de fidelização único – O Cartão PRIS. Através deste Cartão, os Clientes da PUMANGOL irão ganhar pontos que lhes darão acesso a vantagens exclusivas. Mais uma inovação que fará da Marca um caso de sucesso em Angola.

mercado

O Grupo Pumangol actua em diversas áreas do mercado: a Pumangol Lda. detém 79 postos de abastecimento no País; a Pumangol Industrial Lda. vende combustível e lubrificantes a várias indústrias e à aviação; a Pumangol Bunkering Lda. abastece navios e instalações petrolíferas no offshore de Angola; e a Angobetumes Lda. armazena e distribui betume e emulsões betuminosas. A PUMANGOL entrou ainda no mercado da aviação em 2016, com a abertura de quatro novos terminais, contruídos de raiz em Luanda, Benguela, Lubango e Ondjiva. O terminal de Luanda serve clientes como a Emirates, a KLM/Air France e a South African Airways. Estas quatro instalações servem clientes de aviação comercial, doméstica e internacional, e são um símbolo de desenvolvimento do mercado, outrora dominado por um monopólio. 

A Pumangol Lda. abriu o seu primeiro posto de abastecimento em 2010. Hoje, fornece 18 províncias de Angola, controlando cerca de 35% da quota de mercado. É a Empresa coordenadora das operações da Puma Energy em Angola. 

A PUMANGOL construiu de raiz e ampliou o seu terminal de combustíveis em Luanda (TCPL), uma plataforma de importação e exportação regional de combustíveis, com uma capacidade de armazenamento de cerca de 300.000 m3 e que inclui o maior sistema de boias de amarração (CBM) do Mundo. Pode receber embarcações com deslocamento até 300.000 DWT e conta com dois novos cais, com capacidade para acostagem de um navio de 50.000 DWT, ou dois navios de 5.000 a 15.000 DWT. Este terminal tem capacidade para dar resposta a todas as necessidades de armazenagem e trasfega de combustível em Angola. 

O primeiro negócio da Puma Energy em Angola foi o desenvolvimento de uma rede de importação, armazenamento e distribuição de betuminosos. A Angobetumes foi responsável pelo fornecimento do betume utilizado na reconstrução da rede rodoviária no País.

COMUNICAÇÃO

A comunicação da Marca PUMANGOL pretende passar a visão da Puma Energy: fornecer às pessoas, às instituições e às empresas, as melhores soluções de energia nos países onde está presente. Procura ainda transmitir o orgulho da Empresa em formar equipas locais especializadas, com uma abordagem ágil e eficaz, capaz de ir ao encontro das necessidades dos seus clientes, com segurança e sustentabilidade.

vantagens competitivas

Os postos de abastecimento da PUMANGOL recebem mais de 100.000 visitas diárias em Angola. O seu modelo de negócio é uma das grandes vantagens competitivas da Marca, pois é a única empresa no mercado com capacidade própria para importar, armazenar e distribuir pelos 79 postos de abastecimento estrategicamente localizados pelo País. 

A Empresa apresenta ainda a vantagem de ter sido a principal propulsora da concorrência no sector, de continuar a ser pioneira em muitos produtos e serviços – como o Cartão Frota +, o Cartão Pris e as parcerias com a Osaily, Tupuca e Dooh-Ponto – e de ter uma força de trabalho maioritariamente jovem e nacional. 

A PUMANGOL acredita na importância do seu papel no desenvolvimento dos recursos humanos do País. 99% dos seus colaboradores são angolanos e a sua liderança é 100% nacional. A Empresa tem feito um investimento significativo na formação dos seus trabalhadores, nomeadamente através do seu centro de formação profissional certificado que, desde 2012, já formou mais de 2600 profissionais, incluindo de outras empresas e instituições em Angola. 

Só no ano de 2017, desenvolveu programas de formação profissional para 1500 trabalhadores em todas as suas operações. O seu programa de concessionários PUMANGOL tem vindo a apoiar uma nova geração de empreendedores locais, cuja formação foi integralmente desenvolvida na Empresa. Muitas das concessões PUMANGOL são actualmente geridas por ex-funcionários, o que demonstra as oportunidades de crescimento que a Marca oferece a todos os colaboradores.

A responsabilidade social é outra das grandes vantagens competitivas da Marca, um factor de diferenciação no mercado. São inúmeros os projectos desenvolvidos pela PUMANGOL nesta área: financiou a construção de um campo desportivo e parque recreativo para a comunidade vizinha do Porto Pesqueiro de Luanda; desenvolve campanhas de vacinação para as populações desta comunidade; construiu um viaduto de raiz e reabilitou 

1,3 km de estrada da Temar; financia um Centro Infantil "Day Care" em Benguela, que apoia diariamente mais de 40 crianças dos 2 aos 5 anos de idade; estabeleceu uma parceria com a Direcção Nacional de Viação e Trânsito (DNVT) e outros parceiros sociais para a promoção da segurança rodoviária; criou um programa de saneamento básico no Ngola Kiluanje; e desenvolve várias campanhas no âmbito da saúde e acções de apoio comunitário no âmbito da COVID-19.

PUMANGOL
sabia que?

A PUMANGOL tem uma ampla cultura de responsabilidade social e envolvimento com as comunidades onde está presente. Ao longo dos anos, tem desenvolvido inúmeras iniciativas sociais, nomeadamente nas áreas da educação, saúde e meio-ambiente.

Um dos projectos a destacar no âmbito da responsabilidade social da Empresa, é o seu programa educacional e nutricional, do tipo "Day Care", construído de raiz pela Marca, que apoia crianças na fase pré-escolar (Jardim Infantil), garantindo o seu bem-estar e desenvolvimento.

No âmbito da pandemia causada pela COVID-19, a Empresa tem apoiado as comunidades, as autoridades locais e sanitárias, e as organizações de base comunitária, através de uma série de projectos com um impacto social imediato, como o fornecimento de água, bens não perecíveis e materiais de higiene
e biossegurança. 

IVANILSON MACHADO
IVANILSON MACHADO

Director-Geral

contactos