Edições

ALIMO

2022

A ALIMO, a Marca do coração - como é conhecida junto dos seus consumidores, tem actualmente uma vasta gama de produtos alimentares. O seu principal objectivo é combinar a qualidade e a melhor relação custo-benefício, garantindo o seu lugar à mesa de todos os angolanos. A ALIMO é uma das Marcas alimentares do Grupo Mafcom/Mafricom, que está presente no mercado desde 2005.

ALIMO
valores da marca

A ALIMO é uma Marca reconhecida pela sua responsabilidade social, área que leva muito a sério no seu dia-a-dia e no desenho da sua estratégia global. A Empresa acredita que é necessário retribuir à sociedade, em geral, e ao seu público, em particular, toda a confiança que estes continuam a depositar nos seus produtos. 

A ALIMO mantém a sua actividade filantrópica em colaboração com entidades governamentais e com Organizações Não Governamentais. Em estreita colaboração com estas entidades, desenvolve actividades que contribuem para o bem-estar dos mais desfavorecidos e que procuram melhorar, de forma continuada, a qualidade de vida de quem mais precisa. 

A Direcção da ALIMO acredita e segue o lema “somos o que comemos” e, por isso, luta diariamente para fornecer produtos de qualidade superior, nutricionalmente equilibrados, a preços acessíveis. 

Cientes de que os recursos humanos são um factor chave para alcançar a qualidade de um produto ou serviço, a Empresa procura ainda criar, continuamente, oportunidades de emprego locais.

produtos e desenvolvimentos futuros

Os produtos ALIMO estão inseridos no mercado angolano desde 2011 e em simultâneo na Républica Democrática do Congo e Républica do Congo. 

Seguindo a vontade do seu Executivo angolano de substituir ou reduzir as importações, privilegiando a produção nacional, a Empresa decidiu apostar na diversificação do comércio implementando projectos locais. Começou com a venda de três produtos – óleo de soja, queijo e leite condensado - e hoje a família está cada vez maior, tanto na importação, como na produção e no embalamento local de diversos produtos. 

Através de um estudo de viabilidade, realizado em Agosto de 2019, a Marca optou pela implementação de mais um projecto – a já famosa gama Margarina ALIMO.

Actualmente, a ALIMO é reconhecida, não só pelas suas margarinas produzidas e embaladas em Angola, como por muitos outros produtos que constituem o seu portfólio: milho de pipoca, feijão, açúcar, grão-de-bico, arroz (todos embalados localmente), óleo vegetal, entre outros.

A mais recente aposta da Marca na produção nacional são a sua gama de esparguete (esparguete económico e esparguete premium) e as salsichas de frango, produção 100% Nacional. 

O Grupo Mafcom/Mafricom tem apostado, com perseverança, na produção e embalamento nacionais, aumentando assim o seu impacto na economia local, uma tendência que continua no horizonte para os próximos anos. O lema é, e continuará a ser, fornecer produtos de qualidade a preços acessíveis, criando valor e tendo um impacto na vida da população dos países onde está presente. No futuro, o Grupo continuará a trabalhar arduamente para ajudar a desenvolver Angola e para construir gerações mais fortes e saudáveis, tudo por um futuro melhor.

mercado

Todos os produtos ALIMO são distribuídos de forma estratégica em toda a extensão do território nacional. A localização estratégica dos seus pontos de venda tem sido fundamental para o sucesso da Marca. Com uma extensa rede de distribuição e produtos de máxima qualidade, a ALIMO continua a crescer a um ritmo sustentável e a expandir o seu negócio por todo o continente africano. 

A sua vasta rede de distribuição apresenta vários desafios, como assegurar a qualidade dos produtos em todos os pontos de venda do vasto território nacional, bem como garantir a sua entrega atempadamente, sem colocar em causa o compromisso de excelência que a ALIMO tem com todos os seus consumidores.

COMUNICAÇÃO

A estratégia de comunicação da ALIMO passa pela sua presença em diversos eventos empresariais, mais focados no B2C (Business To Consumer), que permitem à Marca ter um contacto mais próximo com os seus consumidores. Paralelamente, e sobretudo no caso da Margarina ALIMO e dos cremes para barrar, as redes sociais têm-se revelado um pilar de crescimento da Marca. Nestes canais, são regularmente publicadas receitas que ajudam os consumidores a utilizar os produtos ALIMO de forma correcta e variada. Uma inspiração que a Marca oferece e os consumidores agradecem.

vantagens competitivas

O Grupo Mafcom/Mafricom está presente em quatro países – República Democrática do Congo, República do Congo, Angola e Gana - com escritórios, fábricas e centros de distribuição. Esta posição estratégica é, sem dúvida, uma mais-valia para a conquista de outros mercados para os produtos ALIMO de produção nacional.

Nos últimos anos, a Empresa criou uma equipa de técnicos de qualidade que, diariamente, analisa os produtos nos seus laboratórios internos de controlo de qualidade. A Empresa mantém a aplicação de um código de boas-práticas adequado à realidade nacional, e encontra-se em processo de implementação do sistema de gestão da qualidade alimentar HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Points). Através de um sistema interno de gestão da qualidade, de uma abordagem preventiva e de uma estreita relação com laboratórios oficiais, a ALIMO assegura a máxima qualidade da sua oferta, em toda a extensão do território angolano.

ALIMO
sabia que?

A Margarina ALIMO foi a primeira margarina a ser produzida em Angola e é neste momento um dos campeões de vendas da Marca no mercado nacional.

Todos os produtos ALIMO são criados especificamente para ir ao encontro das preferências dos consumidores angolanos.

Em 2021, a ALIMO iniciou a produção de massas e salsichas de aves em Angola.

WASIM ALIMOHAMED
WASIM ALIMOHAMED

CEO

contactos