Edições

KIBABO

2022

A Marca KIBABO nasceu a 22 de Novembro de 2012, com a inauguração da sua primeira loja no Palanca. Foi um conceito inovador para a altura – um Retail-Park –, focado no mercado não-alimentar e assente na experiência dos seus mentores. Este foi também o momento de criação do slogan que a Marca utiliza até hoje: "KIBABO. Shopping para Todos".

KIBABO
valores da marca

O Grupo KIBABO tem raízes sólidas e uma ambição de progresso permanente. A sua cultura, personalidade e forma de estar nos negócios é o que mantém o Grupo unido e o diferencia. Os valores que partilha, que estão na sua origem e ADN, são um legado para o futuro e para a forma como cria valor social e económico a longo prazo. A Marca encara cada dia como um novo começo para novas oportunidades, novos desafios e novos triunfos.

O KIBABO tem vindo a assumir-se como uma Marca de proximidade e inovadora, tal como o seu slogan bem expressa: “KIBABO o seu Vizinho Favorito!” ou “MiniKIBABO o Mini Mercado Mais Próximo de Si!”.

Simples, Responsável e Fiável são os valores comerciais e os alicerces do sucesso do Grupo KIBABO, que sublinha a sua actuação em benefício dos clientes e do cumprimento do compromisso de qualidade máxima a um preço competitivo.

O posicionamento do Supermercado KIBABO assenta na oferta de todos os produtos para casa que o consumidor necessita no seu dia-a-dia, nomeadamente frescos com a máxima qualidade a preços acessíveis. Desde a sua entrada no mercado angolano, em 2012, que o KIBABO tem demonstrado uma grande preocupação e capacidade de adaptação às necessidades e características do consumidor angolano. Tem feito uma clara aposta em produtos nacionais – as suas lojas são um reflexo notório desse cuidado – bem visível em várias categorias, como é o caso da fruta, dos legumes e da carne fresca de origem maioritariamente nacional, bem como de muitos outros produtos já fabricados em Angola. 

A inovação é também uma das principais características do Grupo KIBABO, que trabalha diariamente para ser a Marca em que os angolanos mais confiam, o que faz dela, mais uma vez, uma Superbrand, uma Marca de Excelência em Angola.

produtos e desenvolvimentos futuros

2021 foi um ano de crescimento para o Grupo KIBABO, não só pelo número recorde de lojas que abriu, mas também pela inovação e requinte dos seus Supermercados. Em 2022, o KIBABO ofereceu aos seus clientes/vizinhos uma solução prática e intuitiva de fazer compras: lançou uma plataforma online com entregas ao domicílio, aberta 24h por dia, em www.KIBABO.co.ao.

O Grupo KIBABO encara os novos desafios como oportunidades de crescimento. Foi a partir deste pressuposto que dinamizou os seus departamentos de Talho e Charcutaria, contando para isso com os melhores parceiros/fornecedores. O Grupo KIBABO continua a apostar na inovação dos seus produtos, nomeadamente através do fabrico próprio de pastelaria e padaria.

mercado

Os últimos anos têm sido de alguma retracção, contudo as perspectivas para o mercado retalhista em Angola, nas próximas décadas, são desafiadoras. A Marca continua confiante no seu papel de promoção e oferta diária, de produtos nacionais com a melhor qualidade e frescura, assegurando sempre um serviço de excelência. 

O Grupo KIBABO tem previsto um plano de massificação da Marca no País, que deverá iniciar em 2023, com a abertura de lojas fora da província de Luanda.

A rede KIBABO é dos operadores que, nos últimos tempos, promoveu o mais amplo plano de implantação em Luanda, com a abertura de lojas em pontos estratégicos. Em 2021, investiu mais de 10 milhões USD com a expansão da rede de supermercados e adaptação da sua estrutura. Em 2022, prevê investir mais 10 milhões USD para conseguir atingir o marco das 40 lojas.

COMUNICAÇÃO

Querendo estar presente em todos os momentos da vida dos seus consumidores, a Marca KIBABO utiliza regularmente diversos suportes de comunicação: desde o ponto de venda, passando pela rádio, caixas Multibanco, SMS, jornais, outdoors, canais digitais, website e brevemente também na TV. 

O Marketing faz parte da génese do Grupo KIBABO, ou melhor, dos seus mentores, daí a constante aposta na comunicação. Esta estratégia, bem presente desde o primeiro momento da Marca, eleva a sua notoriedade, consagrando-a, em 2020 e 2022, como uma das mais jovens Superbrands de Angola.

O Grupo KIBABO assume-se, assim, em Angola, como uma Marca “Aberta” à diversidade, à diferença, à inovação e ao diálogo; “Próxima” porque conhece as necessidades e aspirações dos seus parceiros, colaboradores, clientes, adaptando a sua oferta para cumprir as suas expectativas; “Inspiradora” porque é capaz de partilhar e mobilizar os stakeholders e clientes através da inovação constante e de uma cultura de permanente melhoria e evolução que surpreende e supera as suas expectativas; “Emocionante” porque envolve e impressiona na forma como pensa, implementa e comunica a sua actividade em todos os pontos de contacto e a todos os públicos; “Sustentável” na condução da sua actividade, procurando gerar um impacto positivo em toda a cadeia de valor, envolvendo as pessoas na defesa do bem comum; e “Solidária” porque está cada vez mais ao lado daqueles que mais precisam, através do empenho da sua equipa do Barco Alimentar (agora aliada ao Banco Alimentar), dos seus apoios directos e das campanhas que angariam apoios junto dos seus clientes/vizinhos e fornecedores.

vantagens competitivas

Os Supermercados KIBABO localizam-se predominantemente em zonas habitacionais ou de grande fluxo pedonal, apostando num comércio de proximidade dentro dos bairros em que estão inseridos.

Uma das maiores vantagens competitivas dos Supermercados KIBABO é a gama de produtos ajustada às necessidades da comunidade em que se inserem, fazendo de cada loja um espaço único. O KIBABO tem mais de 300 mil clientes/vizinhos que podem usufruir de todas as vantagens do Cartão POUPAKI, nomeadamente das campanhas promocionais associadas. Paralelamente a tudo isto, e uma das grandes razões porque a Marca é novamente distinguida com o selo de excelência Superbrands, é o espírito visionário e dinâmico dos seus mentores.

KIBABO
sabia que?

O Grupo KIBABO compromete-se socialmente com as comunidades onde está presente e com os seus 700 colaboradores para que, todos os dias, se levantam motivados para abrir as portas de mais de 50 lojas KIBABO e receberem, alegremente, mais de um milhão de clientes.
Os colaboradores são a face de uma Empresa que oferece produtos de qualidade ao melhor preço, oriundos de mais de 300 fornecedores nacionais.

A pandemia provocada pela COVID-19 foi sem dúvida o maior teste à capacidade do Grupo KIBABO. Graças às equipas e parcerias de longo prazo, foi possível ajudar os mais carenciados, nomeadamente as Crianças de Angola, através da mega campanha de solidariedade "Kapitães D’Angola. Dê Troco
a Quem Mais Precisa!".

O Grupo agradeceu aos mais de 11 mil clientes e aos 50 fornecedores que aceitaram o repto da Empresa e conseguiram juntar mais de
15 milhões de kwanzas, 5,5 milhões dos quais
oferecidos pela KIBABO. Uma doação que mudou a vida de muitas crianças, das 11 Instituições que estiveram associadas à campanha.

Apesar dos grandes desafios que trouxe à Empresa, a ameaça da pandemia apresentou também novas oportunidades para a Marca: a criação do negócio KiBusiness, com vendas online e entregas porta-a-porta; e o nascimento das lojas Mini-Kibabo, resultantes da fusão do negócio de electrodomésticos Kitec com a KIBABO, um novo conceito de loja de proximidade, que oferece aos clientes tudo o que precisam para o seu dia-a-dia (padaria, frutaria, talho, charcutaria, congelados, mercearia e muito mais).

PEDRO MATEUS - BRUNO SILVA - FERNANDO CUNHA
PEDRO MATEUS - BRUNO SILVA - FERNANDO CUNHA

PEDRO MATEUS
Director de Marketing

BRUNO SILVA
Responsável Operações Marketing

FERNANDO CUNHA

Designer de Comunicação

contactos

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.