NOVO JORNAL

2022

O dia 25 de Janeiro de 2008 marca a chegada de um jornal que, em pouco tempo, conquistou um espaço de destaque no panorama da media angolana, com traços de inovação extensivos a todos os segmentos da actividade jornalística. O NOVO JORNAL iniciou uma nova era, e fez disso uma tendência. Com ele nasceu uma maior sensibilidade no tratamento dos conteúdos jornalísticos, bem como na criação do grafismo dos próprios jornais.

NOVO JORNAL
valores da marca

O Pluralismo de opinião, a Objectividade, a Averiguação e o Rigor são valores sobre os quais assentam os conteúdos constantes nas páginas do Jornal. O NOVO JORNAL configura-se, por isso, num importante veículo de efectivação do direito à Informação e Formação e é, pela natureza da sua vocação, um destacável meio na afirmação de um País Democrático e de Direito.

Este comprometimento com um serviço de excelência tem-se mantido intacto através de um exercício constante e exemplar de passagem de testemunho, tendo sempre como ponto referencial a honestidade para com a sua linha editorial.

O NOVO JORNAL definiu, com exactidão, o seu papel enquanto órgão de comunicação, e os resultados não tardariam a chegar - rapidamente o próprio mercado passou a reagir aos estímulos vários, decorrentes da actuação do naipe de jornalistas desta publicação.

Assim, não é claramente inocente fazer uma colagem do surgimento do NOVO JORNAL a um momento particular na história recente de Angola: o seu aparecimento coincide com a realização das primeiras eleições pós-conflito armado, o que, por si só, já indicava o grau de importância e a dimensão do desafio que se tinha pela frente.

produtos e desenvolvimentos futuros

Se um dos primeiros desafios do NOVO JORNAL foi associar à sua Marca uma visão plural do País - estimulando o exercício de cidadania, criando nas suas páginas diversos espaços de debates livres -, um segundo desafio, também alcançado com notável sucesso, foi a sua transversalidade comunicativa e o seu redimensionamento estratégico, que lhe permitiu responder às exigências mais actuais dos “grandes” órgãos de comunicação do Mundo.

Este desafio teve, sobretudo, como base a dinâmica contemporânea que as novas tecnologias impuseram a todos os órgãos de comunicação, dado que o acesso à informação e a forma instantânea como esta é partilhada passaram a contar com o imprescindível suporte de meios portáteis, como telemóveis, tablets e outros, que, não substituindo os media tradicionais, passaram a ocupar lugares de destaque na comunicação moderna. Neste sentido, o site do NOVO JORNAL representa um investimento que não só resultou num maior número de leitores, como passou a servir de ponte entre Angola e o Mundo, funcionando como uma credível plataforma de informação sobre o que se passa no País. A edição online do NOVO JORNAL representa, hoje, um instrumento de exposição mediática de Angola, uma forma de o País se dar a conhecer ao Mundo e um indispensável barómetro do seu estágio democrático. Como redimensionamento estratégico do seu portal, o site do NOVO JORNAL passou a gerir, diariamente, logo às primeiras horas do dia, uma Newsletter com o resumo das principais notícias.

mercado

O facto de o NOVO JORNAL ter surgido em ano eleitoral teve impacto no modo como passou a posicionar-se no mercado angolano de comunicação. Através da sua actuação, foi evidente o surgimento de um conjunto de valores - alguns dos quais até inéditos para o contexto sociopolítico angolano - que se juntaram ao processo de afirmação da democracia representativa e de um Estado mais plural, com uma visão mais distendida do País. O NOVO JORNAL acredita estar a cumprir, com brio e distinção, um papel útil e socialmente relevante, para que, depois do conflito armado, se pudesse oferecer ao seu público-alvo uma visão mais globalizante e realista do País, na expectativa de acrescentar e ajudar a fundar um importante pilar no edifício que sustenta Angola enquanto Estado Democrático de Direito.

COMUNICAÇÃO

Em 2015, perspectivando uma nova era - que incluía, naturalmente, a redefinição de alguns conceitos, tais como a sua imagem de Marca - o NOVO JORNAL alterou e modernizou a imagem corporativa, adequando-a a conceitos gráficos mais modernos e dinâmicos. Foi assim que surgiu a estilização gráfica das suas iniciais «NJ», o que veio a resultar numa imagem corporativa representativa de si mesma, inspirada no Pensador, símbolo cultural angolano, associado à sabedoria.

Com as mudanças que se impuseram aquando da redefinição corporativa, o NOVO JORNAL ganhou, também, um novo layout. Estas transformações permitem, hoje, uma leitura mais arejada das páginas do jornal. E mais do que isso: é notável um maior enquadramento das imagens que acompanham as matérias, o que deu lugar também a uma nova dinâmica de leitura.

vantagens competitivas

Desde que chegou ao mercado, o NOVO JORNAL não só se posicionou como um importante veículo de modernização da comunicação social em Angola, como, muitas vezes, ajudou a concretizá-la, tendo incorporado melhor do que qualquer outro órgão generalista de media o conceito de cristalização do olhar plural. O NOVO JORNAL fez e continua a fazer, por mérito próprio, um percurso notável, embora, muitas vezes, tivesse incómodos injustificáveis e próprios das circunstâncias do estágio democrático do País de então. Mas não apenas isso: concorre para essas incompreensões uma série de factores, e um dos quais é, claramente, coerente e um sentido de Estado que o órgão sempre procurou consolidar como seu principal activo.

O NOVO JORNAL conta, na sua galeria, com vários certificados de reconhecimento pela relevância do seu Jornalismo, sendo o último dos quais o Prémio de Reconhecimento pelo contributo para a Conservação dos Ecossistemas de Mangais em Angola. Esta distinção foi-lhe atribuída, em 2021, pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e o Diploma de Mérito outorgado, em 2022, pelo Sindicato dos Jornalistas Angolanos pelo Empenho em Prol da Liberdade de Imprensa no País.

NOVO JORNAL
sabia que?

O NOVO JORNAL é, desde 15 de Setembro de 2020, um importante parceiro da UNICEF, com quem estabeleceu um acordo de cooperação para a defesa dos Direitos da Criança.

O NOVO JORNAL surgiu a 28 de Janeiro de 2008, no ano em que o País realizou as segundas eleições gerais. Um marco no percurso da democratização de Angola e do próprio Jornal.

O site do NOVO JORNAL é um dos mais concorridos canais de divulgação de informação actual, nacional e internacional. Conta com mais de 170 mil seguidores, um pouco por todo o Mundo.

Armindo Laureano
Armindo Laureano

Armindo Laureano
Director Editorial

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