TPA

2022

A Televisão Pública de Angola (TPA) tem como missão prestar o melhor serviço público de televisão, actuando nas vertentes informativa, cultural, desportiva e de entretenimento. 

Com uma história que dura há 45 anos, a sua prioridade continua a ser disponibilizar produtos e serviços televisivos de qualidade, que satisfaçam as necessidades dos seus telespectadores, e que despertem o interesse de investidores e anunciantes.

TPA
valores da marca

Os valores da TPA velam sempre pelo interesse público e guiam a sua actuação: informar com clareza, rigor, isenção e pluralidade; gerir os recursos e custos de forma optimizada; qualificar e oferecer formação contínua aos seus colaboradores; cultivar o trabalho de equipa e disciplina organizacional; apostar na produção própria e nacional.

A busca pelo prestígio é sempre um objectivo que a Empresa persegue, mais desafiante na era da globalização. “TPA Somos Todos Nós”, continua a ser a expressão da Marca que reúne todos os angolanos e telespectadores.

produtos e desenvolvimentos futuros

A TPA está, neste momento, em fase de conclusão das obras de melhoria das suas instalações e da substituição e modernização dos seus equipamentos. A mudança do analógico SD para o HD está em andamento na Estação, em todas as fases: da produção à emissão. A TPA pretende estar em pé de igualdade com outras televisões internacionais, destacando-se já em África pela qualidade que oferece a todos os mercados onde está presente. Esta mudança representa um enorme salto qualitativo, uma mudança radical, uma nova Era – a Era do Full HD.

Com a aquisição de novos equipamentos, melhoria das condições de trabalho, formações técnicas, entre outras inovações, a TPA passa a ter um padrão de excelência único, nomeadamente ao nível da qualidade de som, desde o sonoplasta, à edição e reggies. Esta entrada decisiva na Era digital e tecnológica, permite ainda uma maior sustentabilidade do negócio, nomeadamente através da redução do consumo de papel, no dia-a-dia da operação.

mercado

O mercado televisivo em Angola e em África está em permanente crescimento e desenvolvimento, e a TPA vai-se adaptando para enfrentar os desafios que surgem. Além da digitalização e da passagem definitiva para a Alta Definição (HD), a TPA tem procurado crescer através das plataformas na Internet e das redes sociais, mantendo-se próxima dos consumidores, nomeadamente do público-alvo mais jovem.

Com cenários de qualidade mundial, a TPA reposiciona-se no mercado nacional subindo a sua fasquia, atraindo novos clientes, despertando novos e velhos telespectadores. Para reforçar a busca por maiores audiências tenciona ainda melhorar a sua grelha de programação com a entrada de novos programas. Um excelente exemplo desta estratégia de reforço de conteúdos é a chegada de programas de entretenimento como a Hora da Sorte, programa bastante acarinhado e recomendado, que atribui muitos prémios e ensinamentos sobre aspectos nacionais atravéz de Quizz; o programa Ecrã, que dá destaque ao cinema nacional e internacional, com apresentação de Borges Macula, no canal 1; e o relançamento do Ecos & Factos, que voltou em força e já despertou a atenção das famílias angolanas e não só.

COMUNICAÇÃO

A TPA procura dar um novo fôlego à sua assinatura “TPA Somos Todos Nós”, através de um processo de maior abrangência que procura, cada vez mais, associar os seus serviços a públicos mais jovens e infantis. De forma a evoluir e transmitir os valores e cultura da Marca, procedeu a um Rebranding que incutiu um toque moderno à sua imagem, com o objectivo de despertar os corações das famílias angolanas.

Motivada para atingir de forma mais ampla Angola e todos os angolanos, a nova redacção da TPA passará a contar com 65 jornalistas, devidamente equipados para oferecerem o melhor da informação, todos os dias. A sua área de edição terá também um acentuado crescimento e contribuirá para melhoria do Canal, passando de 5 editores por turno para 50 editores em simultâneo. Já em Angola, e em fase de montagem,  a TPA conta agora com novo equipamento vindo de Espanha, que começa a dar uma nova vida e realidade à Empresa. Para aprender a operar com estes novos equipamentos, mais de uma centena de técnicos da TPA deslocaram-se a Espanha.

vantagens competitivas

A maior vantagem competitiva da Marca é a sua experiência única, adquirida ao longo de 47 anos de televisão, sendo a maior escola em Angola nesta área, nomeadamente em arquivos televisivos.A este know-how, junta-se agora o enorme investimento e financiamento de quase toda sua estrutura, que entra na Era HD pela porta da frente. Um passo que coloca a TPA à frente dos seus competidores e lhe garante um lugar de destaque no mercado angolano.

Ao lançar novos programas e renovar a sua imagem, a TPA procurar evoluir na percepção do público, acreditando que, em breve, será reconhecida como a Maior e Melhor estação de televisão de Angola. 

TPA
sabia que?

Em 2019, a TPA lançou a 1.ª Edição da Gala Máscaras de Ouro, um concurso dirigido aos seus profissionais.

O dia 18 de Outubro 2020 marcou o 45.º Aniversário da Televisão Pública de Angola, assinalado com a inauguração da Cidade Técnica "Florindo Ramos", no centro de produção da TPA; com uma Exposição que contou com a presença de antigos Directores e PCA’s da Empresa; e com uma Homenagem aos funcionários que marcaram a história da TPA com o seu empenho, dedicação e profissionalismo.

Silvia Faria
Silvia Faria

Chefe de Departamento de Marketing

contactos