Edições

CUCA

2023

"Em Angola, cerveja é CUCA". É com este "statement" que a Marca de cerveja líder em Angola procura consolidar o seu posicionamento no mercado e no coração dos angolanos. Deixou de se conseguir distinguir o produto da sua própria categoria e quando isso acontece, estamos perante uma Marca na sua plenitude. Com uma quota de mercado invejável, e um elevado capital de afinidade e confiança junto dos consumidores, a CUCA é um dos activos mais valiosos do Grupo Castel.

CUCA
valores da marca

A CUCA é a cerveja de todos os angolanos. Esta é uma opinião partilhada pelos entendidos do ramo cervejeiro em Angola, que reconhecem a CUCA como um símbolo de qualidade e de orgulho nacional. 

Fundada em 1952, a Marca foi pioneira nas indústrias cervejeiras do País e, de geração em geração, institui-se a cultura de ter “a” Cerveja à mesa nas celebrações e nos encontros entre família e amigos.

Ainda nos dias de hoje, ao falar-se do desenvolvimento industrial em Angola, é incontornável falar-se da CUCA. 

Actualmente, a Marca CUCA é produzida em seis fabricas: Cuca S.A em Luanda, Soba Catumbela (em Benguela), Nocebo (em Huambo), Cobeje (em Bom Jesus), Cerbab (em Cabinda) e Nocal Funda Luanda.

O compromisso e o foco de toda a equipa da CUCA permitiu à Marca ser hoje a cerveja mais consumida pelos angolanos, garantindo assim a sua liderança do mercado. Mais do que uma cerveja, CUCA faz parte da identidade e cultura angolanas.

produtos e desenvolvimentos futuros

Há 70 anos que a CUCA selecciona os melhores ingredientes para garantir a cerveja perfeita para a mesa dos angolanos: uma cerveja de cor dourada, espuma branca, borbulhar intenso, aroma suave e um paladar único.

Considerada a melhor cerveja de Angola, é produzida segundo os métodos tradicionais e possui características
que a distinguem das demais cervejas nacionais, fazendo dela a primeira escolha de todos os angolanos. A CUCA é fabricada com cevada maltada, cereais não maltados, lúpulo e levedura – que lhe confere um aroma natural levemente esterificado e uma espuma cremosa.

A CUCA passa ainda por uma filtração única que lhe garante um brilho incomparável. Apresenta um teor alcoólico médio, adaptado ao clima tropical angolano.  

É possível encontrar CUCA em lata de 33cL; barril de 50L; em garrafa descartável de 25cL; e na icónica e inconfundível garrafa retornável de 31cL (RGB).

mercado

A nível nacional, embora se verifique um intensificar da dinâmica do mercado com a entrada de novas Marcas, o volume de vendas da CUCA tem apresentado um aumento considerável. A Marca detém em Angola a maior quota do mercado, sendo considerada a “love brand” das cervejas para a grande maioria dos consumidores angolanos, graças à sua qualidade e sabor inconfundíveis, mas também à história sempre ligada ao País.

COMUNICAÇÃO

A comunicação da CUCA tem sido desenvolvida de acordo com o momento, as tendências do mercado e o desenvolvimento dos consumidores.

Desde o primeiro momento, muitas são as campanhas da Marca que ficaram na memória dos angolanos, dando origem a motivos de celebração e convites para partilhar “a” Cerveja: “Um prazer que pede bis”, que pretendeu mostrar que depois de se degustar uma CUCA gelada, a mente processa a satisfação, o prazer não se cala e pede “bis”; “A Número Um”; “A Melhor Cerveja de Angola”; “Fino é CUCA”; “Cerveja em Angola é CUCA” 

e o mais recente slogan que se pretende manter “Somos CUCA”. Este último, mostra que a CUCA se confunde com o País que representa: é um símbolo da sua cultura e faz parte do seu património, de geração em geração, afirmando, sem hesitação, que cerveja em Angola é CUCA. Estas e outras campanhas estão bem presentes na memória dos consumidores e selam a força da Marca.

No que diz respeito ao digital, a CUCA continua a liderar e a acompanhar as tendências, assumindo a responsabilidade de manter a Marca próxima e activa junto do consumidor. Na área da activação de Marca, a CUCA está presente na maioria dos eventos por todo o País. Através dos seus pontos de venda em todas as províncias, preenche ainda a paisagem de amarelo vivo e vermelho, o que mantém a Marca presente no coração dos angolanos.

vantagens competitivas

Mas a CUCA vai muito além do Grupo que lhe garante a máxima qualidade. CUCA é a cerveja de todos os angolanos. Faz parte da história de Angola e do seu povo, é um símbolo de orgulho nacional que cria nas pessoas um sentimento de pertença. Esta é a verdadeira força da Marca, a sua inigualável vantagem competitiva.

CUCA
sabia que?

• A CUCA é a Marca de cerveja angolana com mais visibilidade nas redes sociais, contando com mais 70.000 seguidores no Facebook.

• A CUCA esteve sempre muito ligada às vertentes culturais e desportivas em Angola, tendo apoiado vários eventos e patrocinado, entre outros, Luis Sá Silva, o piloto angolano que procura entrar na Formula 1, disputando as provas de GP2 com a carteira de Macau, onde iniciou a sua carreira como profissional, em 2006.

• Em 2015, a Marca CUCA estará presente pela primeira vez na 56.ª edição da Bienal de Viena, um dos eventos mais importantes de mostra de arte contemporânea.

• Em 2013, a CUCA lançou o projecto CUCARTE que consistiu numa plataforma de promoção da arte inspirada nos valores da Marca.

contactos