Edições

ENSA

2023

Mais do que manter a liderança do mercado segurador e ser reconhecida como uma Marca cuja filosofia empresarial assenta na eficiência, idoneidade e solidez financeira, a ENSA – Seguros de Angola, S.A. continuará a ter cada vez melhores produtos, mais adaptáveis às necessidades dos angolanos. A ENSA oferece actualmente cerca de 38 produtos, um conjunto abrangente de seguros dos ramos vida e não vida.

ENSA
valores da marca

A Marca ENSA tem como base a “Estrela que Protege”. “Estrela” porque a ENSA tem persistentemente guiado o mercado, mesmo quando este se mostrou menos atractivo para investimentos. “Protege” porque a ENSA tem assumido os riscos seguráveis junto de quem precisa, mesmo nos momentos em que a lógica económica o desaconselharia. 

A Marca ENSA transmite longevidade, firmeza e reputação. É uma Marca resiliente, própria de uma organização que se manteve presente nos bons e maus momentos, nos desafios e nos sucessos do País. 

É, por esta razão, uma Marca valiosa e com elevado reconhecimento pelos cidadãos em geral. Esta vantagem traz responsabilidades muito significativas. Em poucos casos se verifica em Angola, uma ligação emocional a uma Marca como a que acontece com a ENSA.  

produtos e desenvolvimentos futuros

A ENSA comercializa seguros dos ramos vida e não vida. Dentro destes, disponibiliza uma vasta carteira de soluções. Têm especial importância, junto dos particulares, os seguros de saúde, automóvel e de viagem, nos quais a ENSA se destaca no mercado. Por exemplo, no seguro de saúde, a Marca foi pioneira na oferta de soluções que lhe deram uma posição privilegiada no que toca à gestão eficaz de sinistros e às parcerias com os prestadores de cuidados médicos.

Junto das empresas, a ENSA destaca-se no domínio dos acidentes de trabalho, petroquímica (na qual é líder nacional do co-seguro), aviação, minério, transportes e multirriscos, com soluções especialmente adaptadas a cada cliente. Mais recentemente, concebeu e passou a comercializar novos produtos adaptados às diversas iniciativas para o desenvolvimento económico e social do País. A ENSA gere ainda onze Fundos de Pensões Abertos e um Fechado, com milhares de pensionistas do sector público e privado, o que torna a ENSA a gestora do maior número de fundos de pensões do País. Na actualidade, a ENSA está a evoluir decisivamente no domínio digital, concebendo e lançando aplicações e outras soluções que, num futuro breve, a tornarão um actor relevante nas novas tecnologias aplicadas à comercialização e gestão de seguros em Angola.

mercado

A ENSA é a maior seguradora em termos de capital humano. Geograficamente, as agências da ENSA cobrem todas as 18 províncias de Angola, o que faz dela a seguradora com maior presença no País. Essa dispersão permite um elevado grau de proximidade na comercialização, mas também na gestão dos sinistros.

A respeito de acções específicas, destaca-se o trabalho junto dos clientes institucionais e empresariais, no qual são percebidas e aperfeiçoadas soluções adaptadas a cada actividade e necessidades em concreto. Um exemplo recente foi a disponibilização dos seguros de responsabilidade civil para executivos (D&O) em resposta a necessidades constatadas no mercado.

COMUNICAÇÃO

A Marca ENSA tem historicamente no seu ADN um forte compromisso com a responsabilidade social, sendo inúmeras as suas iniciativas ao longo dos anos neste domínio. Destaca-se o contributo no âmbito da promoção e divulgação das artes plásticas angolanas, através do Prémio ENSA Arte.

O Prémio ENSA Arte tem periodicidade bienal e, como concorrentes, tanto jovens como conceituados criadores de várias áreas, marcando as tendências estéticas do País ao longo dos anos. Esta iniciativa nasceu em 1991 e perdurou regularmente até se internacionalizar, em 2013, por ocasião da Bienal de Veneza, na qual o Pavilhão de Angola foi distinguido, de entre 88 países, com o mais importante prémio: o Leão de Ouro. Com esta e outras iniciativas, a ENSA tem-se esforçado em construir e preservar um dos maiores acervos de obras da história da arte angolana.

Paralelamente, continua a investir no desporto, onde apoia equipas como o Inter Clube de Angola, a Federação de Hóquei em Patins e o Vitória Seguros de Angola, tendo patrocinado também a Selecção Nacional de Futebol, de Andebol e de Basquetebol. Regista igualmente particular atenção à educação, tendo criado produtos voltados para os estudantes.

vantagens competitivas

A história, a persistência, pró-actividade, solidez e reputação da ENSA são as suas vantagens competitivas. Nenhuma outra seguradora congregou gerações de profissionais de seguros, por mais de 45 anos, capazes de construir e gerir soluções específicas para Angola. Por outro lado, tal condição tornou também a ENSA uma escola de talentos. Uma incubadora das novas gerações de profissionais de seguros que têm garantido a sua sustentabilidade, a sua regeneração e a sua transição para o robustecimento de outros operadores do mercado.

Tais vantagens têm permitido à ENSA estar no rating da Standard & Poor’s por diversos anos, ter a certificação ISO9001 para diversos processos internos e ser considerada, pelo Governo de Angola, uma das empresas de referência no Plano de Privatizações.

ENSA
sabia que?

ENSA foi a primeira seguradora angolana a oferecer o Seguro de Saúde e é a única a comercializá-lo em grande escala.

A ENSA assume, desde 2012, a Presidência da Associação das Seguradoras de Angola (ASAN).

Em 2013, a ENSA realizou o 1.º Workshop Nacional sobre o Seguro no Desporto.

Com o lançamento do Fundo de Pensões Aberto, a ENSA procura corresponder à necessidade de dar cobertura a profissionais liberais e empresários que não dispõem actualmente de qualquer benefício da segurança social pública, bem como aos que, já contando com benefícios no quadro da segurança social, pretendam constituir um complemento de reforma.

O Seguro de Acidentes de Trabalho é obrigatório em Angola e a ENSA é líder neste segmento e referência no mercado. Explora ainda o Seguro de Assistência em Viagem, tendo Acordos com reconhecidas seguradoras internacionais.

A ENSA é a Seguradora Oficial da Federação Angolana de Futebol (Palancas Negras), do Comité Olímpico e Paralímpico.

MATILDE GUEBE
MATILDE GUEBE

Administradora

contactos