TPA

2023

A Televisão Pública de Angola (TPA) tem como missão prestar o melhor serviço público de televisão, actuando nas vertentes informativa, cultural, desportiva e de entretenimento. 

Com uma história que dura há 45 anos, a sua prioridade continua a ser disponibilizar produtos e serviços televisivos de qualidade, que satisfaçam as necessidades dos seus telespectadores, e que despertem o interesse de investidores e anunciantes.

TPA
valores da marca

Com o olhar focado na era digital, e levando em conta a modernização do sector das Telecomunicações, Tecnologia de Informação e Comunicação, a Televisão Pública de Angola não foge a sua principal missão: A prestação de um excelente serviço público de televisão. A Marca cria e disponibiliza conteúdos de informação de cariz cultural, desportivo e de entretenimento, com o objectivo máximo de oferecer a todos os angolanos serviços televisivos de qualidade que satisfaçam as suas necessidades e que despertem o interesse de investidores e anunciantes.

Com o seu sucesso assente no progresso e no desenvolvimento sustentável, a TPA apresenta--se como uma empresa global, para todos. Uma Marca que se insere num mercado bastante competitivo, e em constante mudança e modernização. Hoje, a TPA assume uma posição transversal, focada na qualidade dos seus produtos e serviços, dando o melhor de si dia após dia, para oferecer as melhores soluções televisivas ao seu público.

A deontologia e a ética são os pilares da actuação da TPA. A Marca acredita nos seus valores de integridade, dignidade, zelo profissional e criatividade dos seus projectos, que a definem como uma empresa de comunicação única e alinhada com as necessidades do mercado e do povo angolano.

produtos e desenvolvimentos futuros

Em 2023, a TPA completa o seu 48.° aniversário, com uma extensa grelha de informação que inclui programas de informação social, económica, cultural, recreativa e religiosa. 

Através do Canal 1, Canal 2 e do Canal de Notícias, a oferta da TPA cumpre o seu propósito de garantir programas de qualidade que funcionam como agentes catalisadores dos valores culturais e educacionais do País. Paralelamente, a Marca quer assegurar o acesso da sua oferta a todos os angolanos, facilitando a emissão dos seus programas em todas as províncias de Angola. A TPA assume ainda o papel de intermediário para a promoção das potencialidades turísticas de Angola, do seu valor e das suas oportunidades de investimento.  

mercado

Inserida num ambiente audiovisual altamente competitivo, a TPA é reconhecida como uma organização única, que procura satisfazer todos os telespectadores espalhados pelo território nacional e diáspora angolana.

Para isso, a empresa leva a cabo contínuos processos de reestruturação, com o objectivo de se posicionar à altura dos actuais desafios do mercado audiovisual, sem nunca esquecer o mais importante – a satisfação dos angolanos, em particular, e dos restantes consumidores espalhados pelo mundo.

Com uma audiência cada vez mais exigente e maioritariamente jovem, a TPA expande o seu ecrã “responsive” (redes sociais) a todos extractos sociais e faixas etárias da sociedade.

COMUNICAÇÃO

Ao longo de mais de quatro décadas, a TPA tem desenvolvido e investido em estratégias de comunicação que vão ao encontro da realidade cultural angolana, acompanhando os ventos da mudança. A interactividade com o telespectador/internauta vem dar voz à opinião pública, com sugestões, elogios e críticas. 

Esta interacção faz os angolanos sentirem-se parte da TPA. Através das suas redes sociais (Facebook, WhatsApp, Instagram) a Marca colocou ao dispor do seu público inúmeros conteúdos e serviços interactivos, a que estes podem aceder a qualquer momento e em qualquer lugar.

vantagens competitivas

São muitas as vantagens competitivas que fazem da TPA uma Marca de Excelência em Angola, nomeadamente a sua programação noticiosa, disponível em várias línguas nacionais. O seu Complexo de Produção de Conteúdos “Ernesto Bartolomeu” constitui um marco histórico da comunicação no País. Trata-se de uma infra-estrutura que comporta uma nova área de pós-produção, arte e grafismo, um data center e uma unidade móvel com capacidade para cobrir grandes eventos. Foi ainda aqui que se deu a migração da transmissão de SD para HD, com imagens em alta-definição.

A nova Central de Notícias da TPA, surgiu como um estúdio para emissão do primeiro Canal Notícias do País, lançado no dia 18 de Julho de 2022. Este espaço, exclusivamente dedicado à produção de notícias 24h/24h, tem como objectivo atender ao interesse dos telespectadores, mantendos-os informados ao minuto. 

O centro de produção da Camama é composto por três estúdios de alto rendimento – o primeiro com 1200 m², o segundo com 800 m² e o terceiro com 400 m² - e equipamentos de última geração, uma ampla sala de redacção e regis de última geração.

TPA
sabia que?

Em 2019, a TPA lançou a 1.ª Edição da Gala Máscaras de Ouro, um concurso dirigido aos seus profissionais.

O dia 18 de Outubro 2020 marcou o 45.º Aniversário da Televisão Pública de Angola, assinalado com a inauguração da Cidade Técnica "Florindo Ramos", no centro de produção da TPA; com uma Exposição que contou com a presença de antigos Directores e PCA’s da Empresa; e com uma Homenagem aos funcionários que marcaram a história da TPA com o seu empenho, dedicação e profissionalismo.

Silvia Faria
Silvia Faria

Chefe de Departamento de Marketing

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