Edições

VALINHO

2023

A VALINHO, mais do que uma Marca que oferece produtos alimentares de inegável qualidade, é uma empresa social e economicamente responsável, tecnologicamente inovadora e com preocupações ecológicas. Fomenta o crescimento do seu negócio de forma a criar e compartilhar valor com todos os seus stakeholders. A VALINHO acredita que este é o caminho, a única forma de garantir os seus resultados de forma sustentável e oferecer alimentos de qualidade.

VALINHO
valores da marca

Para a VALINHO os clientes e os seus colaboradores são a sua maior riqueza e é exactamente por eles que os princípios que guiam a Marca são a honestidade, a integridade, a sinceridade e o respeito. 

A VALINHO acredita que a satisfação dos clientes é o segredo do seu sucesso e é por isso que está permanentemente focada no mercado e nos desejos, gostos e expectativas dos consumidores angolanos. A Marca é 100% angolana e procura satisfazer plenamente os seus consumidores com a qualidade dos seus produtos, conseguindo assim manter uma relação de confiança e fidelidade com todos eles. Quanto aos seus colaboradores, a VALINHO defende o seu papel insubstituível no sucesso da empresa, pois a criatividade, o dinamismo e o empenho são o motor de desenvolvimento de qualquer organização. Assim, a empresa continua focada no desenvolvimento pessoal e profissional das suas equipas. Hoje, como no passado, o mote da Marca continua a ser “Fazemos com os Angolanos, para os Angolanos”.

produtos e desenvolvimentos futuros

A gama de charcutaria VALINHO abrange um amplo leque de produtos, desde cozidos, como mortadelas e fiambres de carne de porco e aves; enchidos fumados, com vários tipos de chouriço e chourição, onde se destaca o Chouriço Picante do Cacuaco; presunto; bacon e uma gama de produtos fatiados. Todos os produtos VALINHO são desenvolvidos a partir de carne seleccionada de elevada qualidade de diversas origens, incluindo de produção nacional. As receitas são tradicionais e incorporam especiarias e condimentos locais, onde sobressaem os aromas intensos e os sabores excepcionais que surpreendem os paladares mais exigentes. Todo o fabrico é controlado para garantir a máxima qualidade e total segurança alimentar e, para isso, a Marca conta com uma equipa experiente e as mais modernas tecnologias de fabrico, embalamento e conservação. Mas a VALINHO não pára aqui. Para além do desenvolvimento de novos produtos, a empresa está a projectar a sua expansão além-fronteiras, aproveitando a proximidade de países vizinhos com fortes mercados de produtos transformados de origem animal, aumentando assim a diversificação do seu portfólio e a sua presença em vários segmentos de raiz angolana. Já em 2023, a VALINHO lançou múltiplas gamas especiais com sabores das regiões de Angola, para satisfazer as reais necessidades do povo angolano, demonstrando originalidade e uma extrema qualidade na selecção dos ingredientes e processos de fabrico. A VALINHO lançou também a sua nova gama de queijos fatiados, reforçando assim o seu portfólio. Mais uma inovação da Marca líder na categoria de Charcutaria em Angola.

A gama de charcutaria VALINHO abrange um amplo leque de produtos, desde cozidos, como mortadelas e fiambres de carne de porco e aves; enchidos fumados, com vários tipos de chouriço e chourição, onde se destaca o Chouriço Picante do Cacuaco; presunto; bacon e uma gama de produtos fatiados. Todos os produtos VALINHO são desenvolvidos a partir de carne seleccionada de elevada qualidade de diversas origens, incluindo de produção nacional. As receitas são tradicionais e incorporam especiarias e condimentos locais, onde sobressaem os aromas intensos e os sabores excepcionais que surpreendem os paladares mais exigentes. Todo o fabrico é controlado para garantir a máxima qualidade e total segurança alimentar e, para isso, a Marca conta com uma equipa experiente e as mais modernas tecnologias de fabrico, embalamento e conservação. Mas a VALINHO não pára aqui. Para além do desenvolvimento de novos produtos, a empresa está a projectar a sua expansão além-fronteiras, aproveitando a proximidade de países vizinhos com fortes mercados de produtos transformados de origem animal, aumentando assim a diversificação do seu portfólio e a sua presença em vários segmentos de raiz angolana. Já em 2023, a VALINHO lançou múltiplas gamas especiais com sabores das regiões de Angola, para satisfazer as reais necessidades do povo angolano, demonstrando originalidade e uma extrema qualidade na selecção dos ingredientes e processos de fabrico. A VALINHO lançou também a sua nova gama de queijos fatiados, reforçando assim o seu portfólio. Mais uma inovação da Marca líder na categoria de Charcutaria em Angola.

mercado

A VALINHO nasceu em Angola em 1996. É, hoje, a maior empresa de produtos transformados do país, uma referência de qualidade e confiança para todos os angolanos. Os consumidores olham para a VALINHO como “a sua Marca” e isso acontece porque desde o início da sua actividade a empresa apostou fortemente na inovação, na qualidade dos seus produtos e na satisfação de todos os seus clientes e consumidores. Foi esta a filosofia que sempre caracterizou a VALINHO, sendo hoje reconhecida com a empresa mais inovadora na área de transformação de carnes em Angola. 

O mercado de nacional é muito dinâmico e a categoria de charcutaria tem vindo a crescer e aumentar a variedade da sua oferta. No entanto, a VALINHO continua a assegurar o seu lugar de destaque, muito graças ao seu carácter inovador e à sua rede de distribuição presente em todos os canais de distribuição moderna. 

COMUNICAÇÃO

A primeira grande campanha de comunicação da VALINHO foi dedicada à sua gama de Fiambres. Lançada em 2011, sob o mote “Fiambres do Cientista”, esta campanha gerou um forte aumento da notoriedade da Marca, tendo sido considerada por muitos especialistas como uma das campanhas de televisão mais emblemáticas realizadas por uma empresa angolana. Seguiram-se, em 2012, a “A visita do Avô” focada na valorização do “Made in Angola” e, em 2013, a campanha “Fatiados” como suporte ao lançamento dos novos formatos de conveniência. Recentemente, a VALINHO renovou a sua embalagem, incorporando na sua nova imagem padrões actuais, sem perder o seu cariz angolano.

vantagens competitivas

A VALINHO é a Marca angolana dentro da sua categoria com maior expressão nacional e com produtos em que os angolanos depositam toda a sua confiança. Vários anos eleita uma Superbrands, uma Marca de Excelência em Angola, a empresa acredita que o sucesso da sua Marca só é possível graças à estratégia de produção de charcutaria de qualidade, com matéria-prima de excelência, que alia receitas tradicionais adaptadas ao gosto dos angolanos. São mais de 100 as referências produzidas na unidade do Cacuaco e que chegam às prateleiras dos supermercados apenas alguns dias após o fabrico, o que os torna incomparavelmente mais frescos do que os produtos importados. Uma capacidade de armazenagem de 2500 toneladas e uma frota de distribuição própria garantem que a cadeia de frio nunca é posta em causa, assegurando a qualidade de todos os produtos. A estes factores acresce ainda o facto de a VALINHO também utilizar carne produzida em Angola, estabelecendo parcerias com empresas angolanas, o que contribui para a dinamização da produção suína nacional.

VALINHO
sabia que?

Para produzir um chouriço VALINHO são necessários mais de 30 produtos diferentes, incluindo diversos tipos de cortes de carne de porco, condimentos, especiarias, entre outros.

Para além do Chouriço do Lubango, o Chouriço Picante do Cacuaco da VALINHO é o único produto de charcutaria que só existe em Angola, e é feito com gindungo Cahombo.

A Carnes Valinho S.A. tem um programa de formação de combate à malária e à febre tifóide, que abrange todos os funcionários da Empresa, bem como as suas famílias. O sucesso deste programa permitiu acabar com o absentismo por motivos de doença e erradicar os casos de malária entre os colaboradores. Para além da formação em sala, este programa ensina como se colocam redes mosquiteiras e oferece redes milimétricas, baldes e sacos de plástico para
o lixo, bidons para água, entre outros.

Desde 2018, o programa de mobilidade profissional MOB 2020 – desenvolvido pela VALINHO e pelo Grupo Primor –, já levou a Portugal mais de 40 angolanos de vários departamentos da Empresa, para receberem formação "on-the-job", com a duração de quatro a oito meses.

Carlos Ferreira - Nelson Abreu
Carlos Ferreira - Nelson Abreu

Carlos Ferreira
CEO

Nelson Abreu
Director-Geral

contactos