BFA

2009

O BFA é um Banco Universal de expressão nacional, afirmando-se como uma Instituição de referência no sector financeiro de Angola. Desde o início da sua actividade, na década de noventa e ao longo dos seus 29 anos, o BFA tem consolidado a sua acção através do apoio ao desenvolvimento económico de Angola, criando soluções específicas para as diferentes necessidades dos seus Clientes, particulares e empresas, tornando a vida dos angolanos mais fácil dentro e fora do país.

BFA
valores da marca

A evolução do sistema financeiro angolano é indissociável da história do BFA. Inovador e pioneiro em muitos projectos, tem sido protagonista de grandes alterações estruturais que contribuíram para a modernização do sector bancário.

Marcado pela experiência e cultura do grupo financeiro que lhe deu origem, o Grupo BPI, a marca BFA é hoje um símbolo de inovação e solidez no mercado financeiro nacional. A independência, a flexibilidade e a transparência são os traços essenciais da sua cultura. A defesa dos interesses dos Clientes, a preservação do seu património e a criação de valor para os seus accionistas e para a sociedade em geral são os seus objectivos essenciais.

Os principais atributos e valores da marca BFA - Experiência, Inovação e Harmonia, encontram-se presentes nas cores, na tipografia e no símbolo da sua Marca. 

produtos e desenvolvimentos futuros

Assumindo-se como um Banco universal de expressão nacional e com uma abordagem segmentada do mercado, o BFA disponibiliza uma oferta completa e diversificada quer para Clientes Particulares, quer para Clientes Empresas.

Os Clientes Particulares e as Pequenas e Médias Empresas têm acesso a uma vasta rede de Agências espalhadas por todo

o território nacional. Os Clientes Particulares do segmento alto têm acesso a um atendimento personalizado nos Centros de Investimento e as Empresas têm um acompanhamento diferenciado pelos Centros de Empresas.

Em parceria com a VISA e a EMIS, o BFA foi o primeiro Banco a lançar o serviço de levantamento de dinheiro através de Cartões de Crédito e Débito VISA, na totalidade dos caixas automáticos BFA.

Em 2008, a gama de Cartões de Crédito foi alargada com o lançamento do Cartão VISA BFA Mwangolé nas vertentes Classic e Gold, os primeiros Cartões de Crédito BFA denominados em moeda nacional.

A assinatura de protocolos com empresas é um objectivo estratégico. É disto exemplo, o protocolo assinado com as Forças Armadas Angolanas, ao abrigo do qual o BFA disponibilizou o acesso a produtos de crédito em condições privilegiadas a mais de 60.000 militares.

Em 2008, o BFA definiu uma política de captação de recursos agressiva e activa que foi operacionalizada através do lançamento do produto Super Poupança BFA.

Procurando abranger todos os meios transaccionais, o BFA tem uma presença significativa quer nos meios tradicionais, quer nos meios mais inovadores, como por exemplo o serviço de internet banking - www.bfa.net.

mercado

Num mercado com um índice de bancarização reduzido, a expansão da rede de distribuição mantém uma preponderância na actividade do BFA. Em 2009, esta actividade traduziu-se na abertura de mais 16 Balcões, o que representou um crescimento de 14% face ao ano anterior. Os 16 novos Balcões dividiram-se em 15 Agências e 1 Centro de Empresas. No final de Dezembro de 2009, o BFA detinha uma rede de 129 Balcões, composta por: 112 Agências, 5 Centros de Investimento, 10 Centros de Empresas e 2 Postos de Atendimento. Esta estrutura representava cerca de 18% do total da rede do sistema bancário em Angola, o que corresponde à primeira posição no ranking, sendo esta liderança reforçada na província de Luanda com cerca de 20% de quota.

Com cerca de 676 mil Clientes, de acordo com as estatísticas do BNA de Dezembro 2009, o BFA detinha uma quota de 18% em depósitos, o que equivalia à segunda posição do mercado e uma quota de mercado de 16% em crédito, o que correspondia à quarta posição no mercado.

O BFA é um dos principais bancos privados em Angola e mantém um especial enfoque no forte crescimento da Organização em todo o território angolano, através da expansão da sua rede e da expansão internacional, através de uma parceria estratégica entre o BFA e o Banco BPI, com o objectivo de potenciar as relações comerciais entre Angola e Portugal.

COMUNICAÇÃO

À semelhança dos anos anteriores, em 2009, a política de comunicação do Banco de Fomento Angola, esteve baseada na presença e participação nos principais eventos a nível nacional e numa estratégia de consolidação de imagem. As campanhas e os métodos de comunicação utilizados tiveram como objectivo reforçar o posicionamento da Marca e captar novos Clientes.

Seguindo a estratégia de utilização de personagens de referência da sociedade angolana para veicular a sua comunicação, o BFA assinou ao longo dos últimos 3 anos contratos de cedência de imagem com a modelo Sitivandra Oliveira, o cantor Paulo Flores e a apresentadora de televisão Lesliana Pereira, procurando assim representar a segurança, proximidade, acolhimento e universalidade da Marca BFA para o povo Angolano.

vantagens competitivas

Sendo um dos primeiros “players” no mercado financeiro angolano, o BFA apresenta-se como pioneiro pelo que a inovação e a qualidade são imperativos na gestão da sua oferta.

O BFA tem-se proposto, ao longo da sua actividade, a reforçar a imagem da sua Marca enquanto Instituição que adequa a sua oferta às necessidades específicas de cada segmento, criando vantagens claras para os Clientes, para os quais o BFA se compromete em disponibilizar um nível de serviço de melhor qualidade.

Deste modo, o BFA tem sido distinguido com inúmeros prémios, nomeadamente “Melhor Banco em Angola”, pela revista inglesa EMEA Finance (2009) e, pela 7ª vez consecutiva, o prémio STP (Straight Through Processing) Excelence Award, atribuído pelo Deustche Bank Trust Company Américas, pelo elevado índice de processamento automático de operações com o estrangeiro (2009).

BFA
sabia que?

O agronegócio tem um papel preponderante na estratégia do Banco.
A Direcção do Agronegócio, criada em 2018, continua a prestar suporte à rede comercial na identificação e captação de novos Clientes, e no apoio ao desenvolvimento de produtos específicos de crédito para os Clientes deste sector. Apoia também as áreas de risco na análise dos pedidos de financiamento para os projectos de investimento.

O Banco constituiu, no final do ano 2022, uma sociedade distribuidora de valores mobiliários, denominada BFA Capital Markets, SDVM, S.A, que irá operar no Mercado de Capitais, tendo como principais actividades, a custódia de valores mobiliários, a recepção, transmissão e execução de ordens de Clientes no mercado de capitais.

O BFA dispõe na sua oferta, o produto Bankita, cujo objectivo é incentivar
a bancarização da população mediante condições mínimas de acesso e de utilização dos serviços bancários.

O BFA disponibilizou 280.500.000 de Kwanzas para a 5.ª Edição do Programa
de Responsabilidade Social - BFA Solidário.

Em 2022, o BFA definiu como estratégia ambiental, a realização de uma campanha de plantação de árvores com o objectivo de ajudar a restaurar o ecossistema e reduzir a erosão e degradação dos solos.

PALMIRA LOBATO
PALMIRA LOBATO

Directora Adjunta de Marketing

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