Edições

CUCA

2009

"Em Angola, cerveja é CUCA". É com este "statement" que a Marca de cerveja líder em Angola procura consolidar o seu posicionamento no mercado e no coração dos angolanos. Deixou de se conseguir distinguir o produto da sua própria categoria e quando isso acontece, estamos perante uma Marca na sua plenitude. Com uma quota de mercado invejável, e um elevado capital de afinidade e confiança junto dos consumidores, a CUCA é um dos activos mais valiosos do Grupo Castel.

CUCA
valores da marca

Falar dos valores da Cuca, é falar de Angola, dos angolanos, dos seus feitos e  aventuras. A Cuca sempre foi mais do que apenas uma cerveja. Foi uma companheira, uma amiga e uma presença incontornável ao longo destes anos em Angola. Com ela tanto se vive os grandes momentos, como os momentos do quotidiano, tais como: as reuniões de família, o pôr-do-sol com a namorada ou o aniversário de um amigo.

Mas para crescer e ter hoje mais de 45% do mercado nacional, a Cuca – Companhia União de Cervejas de Angola – teve muito que fazer desde o seu início em 1952. Com um gosto único e vista como um verdadeiro património de todos os angolanos, a Cuca foi produzida inicialmente em Luanda. Desde essa altura e com alguns desenvolvimentos internos, como a passagem para a gestão do Grupo Castel em 1992, que a Cuca tem vindo continuamente a aumentar o volume de produção. Com a privatização da sociedade em 2006, com os grandes investimentos de ordem produtiva e com o esforço bilateral entre a Cuca e o Governo Angolano, esta Marca tem vindo a registar um aumento a todos os níveis. É notório este aumento na produção, no número de empregados, na sua dimensão, tendo como objectivo principal oferecer os melhores produtos cervejeiros de Angola. Para responder a esta missão, foi criada a fábrica Soba Catumbela (2004), as fábricas Cerbab Cabinda e Cobeje Bom Jesus (2008) e a fábrica Nocebo Huambo (2009). Com estas aberturas, a Cuca tornou-se uma das indústrias mais desenvolvidas de Angola.

produtos e desenvolvimentos futuros

A Cuca é hoje comercializada em três formatos: garrafa (31cl), lata e à pressão. Mas independentemente do formato, no interior, está sempre o sabor inconfundível da longa tradição cervejeira. E porque quer chegar ainda mais longe, nos últimos três anos foram feitos grandes investimentos por parte desta Marca, estando os resultados à vista de todos. Com duas novas fábricas, muito foi investido em tecnologia, mas também as já existentes linhas de produção foram reformuladas. Aliás, a aposta em novas tecnologias e em novos produtos vão marcar os próximos anos da Cuca, pois é vontade deste Grupo continuar a apostar na excelência, de forma a que esta cerveja se torne cada vez melhor. Nesta área, novos desenvolvimentos já estão em curso com o lançamento da nova Cuca Preta. Um novo sabor que seguramente vai marcar presença em todas as casas angolanas.

mercado

Angola tem registado nos últimos anos um forte crescimento no consumo de cerveja. Actualmente, o mercado de cervejas representa cerca de 800 milhões de litros, um número que quase triplicou no espaço de seis anos, se considerarmos os poucos 300 milhões de litros verificados em 2003. Angola é hoje o 11º maior consumidor de cerveja do mundo. E com isto, o Grupo Castel, com os investimentos que tem vindo a implementar, prevê um potencial crescimento no consumo, para uma população estimada em 17 milhões de pessoas. A Cuca tem assim um vasto mercado, e para tal, esta Marca tem vindo a tornar-se cada vez mais dinâmica.

COMUNICAÇÃO

A comunicação da Cuca, sempre se caracterizou pela sua forma irreverente, dinâmica e moderna. Dos tempos do “Cucangolamos”, ao “Tá Comprovado”, ao “Cuca Agito” e hoje em dia ao “Ritmo Cuca”, sempre houve um crescimento quer da Marca, quer do seu tipo de comunicação. Mas a inovação desta Marca promete não ficar por aqui. A Cuca vai continuar a estar próxima do público, com campanhas que continuem a ficar na mente e nos corações de todos os angolanos.

vantagens competitivas

Fazendo parte do Grupo Castel, a Cuca está assim inserida num dos maiores grupos empresariais de produção e comercialização de vinhos e águas minerais de França.

É o maior grupo empresarial de produção de cerveja de África e, em Angola, também produz materiais em vidro, podendo num futuro próximo dedicar-se à produção de outras bebidas. Um pouco por todo o País, a Cuca tem vindo a desenvolver tecnologia de ponta, de forma a oferecer produtos angolanos de qualidade. Para produzir a melhor cerveja, é preciso os melhores materiais. É por isso que nas várias fábricas da Cuca, encontram-se inovadores equipamentos, sendo a nova linha de enchimento um bom exemplo das vantagens competitivas que esta Marca detém sobre a concorrência.

CUCA
sabia que?

• A CUCA é a Marca de cerveja angolana com mais visibilidade nas redes sociais, contando com mais 70.000 seguidores no Facebook.

• A CUCA esteve sempre muito ligada às vertentes culturais e desportivas em Angola, tendo apoiado vários eventos e patrocinado, entre outros, Luis Sá Silva, o piloto angolano que procura entrar na Formula 1, disputando as provas de GP2 com a carteira de Macau, onde iniciou a sua carreira como profissional, em 2006.

• Em 2015, a Marca CUCA estará presente pela primeira vez na 56.ª edição da Bienal de Viena, um dos eventos mais importantes de mostra de arte contemporânea.

• Em 2013, a CUCA lançou o projecto CUCARTE que consistiu numa plataforma de promoção da arte inspirada nos valores da Marca.

contactos