BFA

2013

O BFA é um Banco Universal de expressão nacional, afirmando-se como uma Instituição de referência no sector financeiro de Angola. Desde o início da sua actividade, na década de noventa e ao longo dos seus 29 anos, o BFA tem consolidado a sua acção através do apoio ao desenvolvimento económico de Angola, criando soluções específicas para as diferentes necessidades dos seus Clientes, particulares e empresas, tornando a vida dos angolanos mais fácil dentro e fora do país.

BFA
valores da marca

A identidade da Marca BFA é o reflexo da sua cultura financeira e empresarial. Os traços essenciais dessa cultura são a independência da gestão, a flexibilidade organizativa, o trabalho de equipa, a distinção do mérito, a capacidade de antecipação, a rigorosa administração de riscos e a segura criação de valores para os diferentes "stakeholders".

O ADN de uma instituição afirma-se através de atributos próprios, que ganham consistência e credibilidade na relação que todos os dias se estabelece com os Clientes e com a Comunidade em geral. O BFA valoriza especialmente dois desses atributos: a Experiência e a Harmonia. A Experiência é o resultado da formação das suas equipas e do importante património profissional acumulado ao longo da história do Banco no mercado nacional.

A Harmonia exprime a permanente ambição de servir os Clientes e a Comunidade com os mais elevados padrões de ética e qualidade. É um propósito projectado para o futuro, determinado pela constante aposta na melhoria contínua.

produtos e desenvolvimentos futuros

O BFA serve todo o tipo de Clientes – particulares, pequenas, médias e grandes empresas - de forma segmentada e especializada nos produtos e serviços e na rede comercial que os acompanha. O seu objectivo é promover a qualidade de serviço e o relacionamento com cada um dos seus Clientes.

Alinhado com esta estratégia e decorrente do novo desafio colocado às empresas do sector petrolífero com a implementação da nova lei sobre o regime cambial, o BFA aprofundou a abordagem segmentada do mercado, com a criação do Centro de Empresas Oil & Gas Operator. Este centro de empresas disponibiliza um conjunto de serviços especificamente desenhados para dar resposta às suas necessidades, privilegiando a eficiência operacional e a segurança na realização das operações.

Como forma de reforçar o empenho na melhoria da qualidade de serviço, o BFA mantém a liderança entre os bancos privados no que se refere à rede de distribuição, cobrindo todo o território nacional e promove activamente a criação e desenvolvimento de pontos alternativos de contacto com o Banco. Neste âmbito, reformulou o BFA Net e o BFA

Net Empresas, mantendo a excelência da usabilidade e introduzindo novas funciona-

lidades, como a criação e gestão de listas de beneficiários nas transferências, processo de login com recurso exclusivo ao teclado virtual e, em especial para as empresas, aumento dos critérios de validação da informação no processamento de transferências em bloco, nomeadamente no pagamento de salários.

O BFA irá manter a sua estratégia de gestão de produtos e serviços, apostando em soluções inovadoras que permitam dar respostas cada vez mais eficientes aos seus Clientes e confirmar o BFA como o principal parceiro na prestação de serviços financeiros em Angola.

mercado

O sector bancário tem tido um crescimento muito rápido nos últimos anos, conduzindo ao aparecimento de novas instituições e, consequentemente, ao aumento da concorrência. Em resposta a este novo desafio, o BFA continuou a apostar numa política de alargamento da sua Rede de Balcões para que a população angolana tenha acesso cada vez mais facilitado aos serviços bancários, com a máxima qualidade. Esse é o compromisso do BFA com Angola e com os angolanos.

A estratégia dominante do Banco tem sido a aposta no crescimento orgânico, que se traduz na expansão comercial do BFA por todo o território Nacional com uma rede composta actualmente por 168 unidades comerciais, distribuídas pelas 18 províncias do País, reforçando desta forma, a liderança no mercado.

COMUNICAÇÃO

Em 2012, o BFA deu continuidade à sua estratégia de comunicação, apostando na qualidade e na inovação da sua oferta, e na consolidação da sua Marca.

Com a campanha 800 mil Clientes, o BFA pretendeu reforçar o seu posicionamento enquanto Banco líder de mercado em experiência, inovação e solidez. O mote da campanha “Sou 1 em 800 mil, mas tratam-me como se fosse único” reforça o empenho do BFA relativamente à qualidade de serviço e ao seu comprometimento com o desenvolvimento de Angola e dos angolanos.

A Campanha BFA SMS teve como objectivo a divulgação do serviço SMS Banking, que permite aos Clientes realizarem operações de consulta de operações usando o telemóvel. Através do BFA SMS, o Cliente passou a aceder à sua conta 24 hora por dia, em qualquer lugar e com total segurança, comodidade, flexibilidade e rapidez. A campanha teve como mote “O seu Banco por SMS”.

No âmbito da implementação do Programa de Desenvolvimento das Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME) denominado “Angola Investe”, criado pelo Governo de Angola, o BFA lançou em Outubro de 2012 uma campanha para dar a conhecer aos seus Clientes dois importantes mecanismos que permitem financiar projectos de investimento, com juros bonificados e/ou com recurso a um mecanismo de garantias públicas (garantias do estado). A campanha teve como mote ”Queremos ver Angola crescer”.

vantagens competitivas

O BFA apresenta indicadores expressivos da solidez do seu balanço e é o único Banco angolano integrado no World Trade Program do IFC, o braço do Banco Mundial para o sector privado.

A par do lançamento de produtos e serviços inovadores, o BFA investe continuamente na segurança e qualidade dos processos, sistemas e funcionalidade dos seus canais online, de forma a garantir maior automatização, simplificação, rapidez e segurança no tratamento das operações solicitadas pelos seus Clientes.

Como consequência, o desempenho do Banco tem merecido, ao longo dos últimos anos, o reconhecimento público em diversas categorias e áreas relevantes da actividade financeira, de acordo com a avaliação de diferentes entidades independentes, nacionais e internacionais. Entre outras distinções atribuídas ao BFA, merecem especial destaque: “Melhor Banco em Angola” pela 3ª vez consecutiva pela revista EMEA Finance; “Banco do ano” atribuído pela revista “The Banker”; e “Straight Through Processing Excellence Award”, do Deutsche Bank Finance atribuído pela  9ª vez consecutiva.

BFA
sabia que?

O agronegócio tem um papel preponderante na estratégia do Banco.
A Direcção do Agronegócio, criada em 2018, continua a prestar suporte à rede comercial na identificação e captação de novos Clientes, e no apoio ao desenvolvimento de produtos específicos de crédito para os Clientes deste sector. Apoia também as áreas de risco na análise dos pedidos de financiamento para os projectos de investimento.

O Banco constituiu, no final do ano 2022, uma sociedade distribuidora de valores mobiliários, denominada BFA Capital Markets, SDVM, S.A, que irá operar no Mercado de Capitais, tendo como principais actividades, a custódia de valores mobiliários, a recepção, transmissão e execução de ordens de Clientes no mercado de capitais.

O BFA dispõe na sua oferta, o produto Bankita, cujo objectivo é incentivar
a bancarização da população mediante condições mínimas de acesso e de utilização dos serviços bancários.

O BFA disponibilizou 280.500.000 de Kwanzas para a 5.ª Edição do Programa
de Responsabilidade Social - BFA Solidário.

Em 2022, o BFA definiu como estratégia ambiental, a realização de uma campanha de plantação de árvores com o objectivo de ajudar a restaurar o ecossistema e reduzir a erosão e degradação dos solos.

PALMIRA LOBATO
PALMIRA LOBATO

Directora Adjunta de Marketing

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