A VALINHO, mais do que uma Marca que oferece produtos alimentares de inegável qualidade, é uma empresa social e economicamente responsável, tecnologicamente inovadora e com preocupações ecológicas. Fomenta o crescimento do seu negócio de forma a criar e compartilhar valor com todos os seus stakeholders. A VALINHO acredita que este é o caminho, a única forma de garantir os seus resultados de forma sustentável e oferecer alimentos de qualidade.
Para a Valinho o que conta são as pessoas: os seus parceiros comerciais e os seus colaboradores. É por isso que os princípios que a guiam são, e serão sempre, a honestidade, a integridade, a sinceridade e o respeito.
A Valinho actua com a preocupação de criar valor para o cliente, de manter com ele relações de longo prazo, e de lhe trazer satisfação plena pela qualidade dos seus produtos e pelos serviços que presta.
A Marca está focada nos seus clientes e a sua satisfação é o segredo do seu sucesso. A Valinho é sensível às realidades culturais, e a sua motivação é distribuir charcutaria de qualidade, integrando produtos nacionais e colaborando para o desenvolvimento da economia Angolana, num projecto socialmente responsável e amigo do ambiente. Só o consegue porque é uma equipa e porque valoriza os seus colaboradores como peças fundamentais no crescimento da Empresa. Acredita no seu desenvolvimento pessoal e dá valor à sua visão e conhecimentos, acreditando que empurrados pela sua imaginação, dinâmica e entusiasmo, o potencial da Valinho é ilimitado.
A Qualidade é a sua assinatura e transcreve-a para tudo o que faz. É por isso que tem tanto orgulho nos seus serviços e produtos.
produtos e desenvolvimentos futuros
Os produtos Valinho estão divididos por 5 gamas diferentes: Fumados, Cozidos, Fiambres, Fatiados e Presunto.
Todos os produtos são desenvolvidos a partir de carnes seleccionadas e de elevada qualidade, com adequados valores nutricionais, e com base em receitas tradicionais, onde sobressaem os aromas intensos e os sabores excepcionais, que surpreendem os paladares mais exigentes e que levam os consumidores a apaixonar-se pela arte da charcutaria. Os processos de fabrico são controlados de forma exigente, com recurso às mais modernas tecnologias de fabrico, embalagem e conservação, mantendo um elevado compromisso com a qualidade e segurança alimentar.
Mas a Marca não quer ficar por aqui. Para além do desenvolvimento de novas gamas e novos produtos, está a desenvolver toda a fileira alimentar em Angola, da fazenda ao prato, desde a alimentação e produção animal, abate e distribuição de carnes frescas e transformadas.
O objectivo é manter-se como a referência nacional de charcutaria, chegar a todas as províncias de Angola, assumindo-se como empresa exportadora e chegar a outros mercados em África… e ao Mundo.
mercado
A Valinho iniciou a sua actividade em Angola em 1996. Desde então, a Marca tornou-se uma referência para os Angolanos, líder de mercado e sinónimo de confiança e qualidade.
Neste período, a Valinho conseguiu desenvolver-se a um ritmo elevado, fruto da sua presença numa economia emergente como a de Angola, mas também devido a uma estratégia direccionada para produtos de qualidade, serviços organizados pela confiança no desenvolvimento de Angola. Esta confiança traduziu-se na aposta consciente no mercado formal, que sofreu um grande crescimento com o desenvolvimento do país.
Hoje, os angolanos olham para a Valinho como a “sua Marca” de charcutaria, confiando no que ela representa. É reconhecida como a empresa mais inovadora e a referência nacional da transformação de carnes em Angola.
Quanto ao futuro, não podia ser mais promissor. O mercado alimentar angolano está em franca expansão, com um constante crescimento do PIB per capita, o que proporciona tanto um aumento da classe média, como uma maior igualdade no acesso ao consumo.
COMUNICAÇÃO
A primeira grande campanha publicitária da Valinho aconteceu em 2011 para comunicar a gama dos fiambres da Marca, tendo ficado conhecida como a campanha dos “Fiambres do Cientista”. Com esta forte aposta numa campanha de comunicação multimeios para o "mass market", a Valinho conseguiu um aumento da notoriedade da Marca. Para além disso, em virtude da considerável aceitação que a campanha teve junto dos angolanos, a Valinho conseguiu ainda gerar uma forte empatia entre os consumidores e a Marca, aumentando a fidelização.
Em 2012 a Valinho lançou outra grande campanha publicitária, desta vez com o objectivo de comunicar toda a gama de produtos. Esta campanha intitulava-se “A visita do Avô” e apostava na estratégia de valorização dos produtos “Made in Angola”.
vantagens competitivas
Desde o início da sua actividade em Angola que a Marca procura criar uma dinâmica de inovação constante, que a tornou líder de mercado. Hoje, são cerca de 100 as referências de charcutaria que Valinho produz em Angola e que coloca no ponto de venda com apenas alguns dias de fabrico. Esta é sem dúvida uma grande vantagem competitiva da Marca que apresenta uma frescura incomparável face aos produtos importados, conseguindo ainda suprir as rupturas de stock comuns na importação de charcutaria.
A distribuição própria e a capacidade de frio de cerca de 2.500 toneladas, também são fundamentais, permitindo à Valinho assegurar a cadeia de frio, desde a produção dos seus produtos até à entrega ao cliente, e desta forma manter a salubridade, a frescura e o sabor da melhor charcutaria de Angola.
• Para produzir um chouriço VALINHO são necessários mais de 30 produtos diferentes, incluindo diversos tipos de cortes de carne de porco, condimentos, especiarias, entre outros.
• Para além do Chouriço do Lubango, o Chouriço Picante do Cacuaco da VALINHO é o único produto de charcutaria que só existe em Angola, e é feito com gindungo Cahombo.
• A Carnes Valinho S.A. tem um programa de formação de combate à malária e à febre tifóide, que abrange todos os funcionários da Empresa, bem como as suas famílias. O sucesso deste programa permitiu acabar com o absentismo por motivos de doença e erradicar os casos de malária entre os colaboradores. Para além da formação em sala, este programa ensina como se colocam redes mosquiteiras e oferece redes milimétricas, baldes e sacos de plástico para
o lixo, bidons para água, entre outros.
• Desde 2018, o programa de mobilidade profissional MOB 2020 – desenvolvido pela VALINHO e pelo Grupo Primor –, já levou a Portugal mais de 40 angolanos de vários departamentos da Empresa, para receberem formação "on-the-job", com a duração de quatro a oito meses.
Carlos Ferreira
CEO
Nelson Abreu
Director-Geral