SISTEC

2020

A SISTEC disponibiliza as melhores soluções tecnológicas para o mercado angolano, comercializando produtos e serviços destinados ao segmento corporativo e de retalho. Fundada há 29 anos, cedo se posicionou como uma empresa inovadora, tendo como diferencial a qualidade e a assistência técnica prestada.

SISTEC
valores da marca

A SISTEC nasceu em 1991 e, desde então, adoptou uma filosofia de foco no cliente. Criou uma cadeia de valor integrada, investindo sempre em recursos humanos especializados e em infra-estruturas de suporte, nomeadamente numa rede de lojas, em laboratórios de assistência técnica e em operações de logística.

Esta abordagem permitiu-lhe construir uma organização competitiva, que oferece um diversificado portefólio de produtos e serviços, desde a comercialização em loja de produtos de qualidade certificada, até ao desenho de soluções tecnológicas customizadas para o segmento corporativo. Relativamente à oferta da Marca, há ainda a destacar as parcerias que estabeleceu e que lhe permitiram ser a representante em Angola das melhores Marcas multinacionais do sector tecnológico, que confiam e valorizam a capacidade operacional da SISTEC.

A credibilidade da Marca, junto dos consumidores e do mercado, é outro dos valores da Empresa e está assente num capital de confiança, gerado pela garantia dada a todos os produtos que comercializa, bem como à assistência técnica que presta aos seus clientes.

A formação profissional também define o posicionamento diferenciador da SISTEC, que procura a melhoria contínua das competências técnicas dos seus colaboradores, extensível a todos os níveis hierárquicos e áreas de negócio da Empresa.

Construída sob o lema "Soluções", a Marca SISTEC tem um ADN multifacetado, que se adapta aos desafios do mercado nacional, perspectivando boas oportunidades de negócio, alavancadas em fortes valores humanistas e num elevado sentido de responsabilidade social. Ao longo da sua história, a Empresa apoiou projectos culturais e desportivos, entre os quais se destaca O Maculusso, o Clube Desportivo que foi o berço de muitas jogadoras da selecção nacional de andebol.

produtos e desenvolvimentos futuros

A SISTEC iniciou o ano de 2020 com a reactivação e comercialização do seu software de gestão, através de uma formação destinada a clientes e revendedores da sua solução ERP-19, que incidiu sobre a aplicação do IVA e a gestão de facturas.

Dadas as mudanças introduzidas pelo distanciamento social, em 2020 deu-seum crescimento exponencial de alguns
sectores como o comércio electrónicoe as reuniões virtuais, tendo-se verificado 
também um crescimento dos ciber ataques. Neste contexto, a SISTEC identificou as necessidades do mercado,estruturando-se para disponibilizar novas soluções corporativas de cibersegurança. Concretizou uma parceria com a Sophos, uma multinacional de referência no sector, que lhe permitiu actualizar o seu portefólio de software especializado. Paralelamente, protocolou a formação dos técnicos da empresa para garantir a necessária assistência técnica.

Firmou também uma parceria com a Zoom, tornando-se o seu revendedor oficial em Angola. Este negócio diversificou a oferta de serviços da SISTEC com um parceiro que viu a sua quota de mercado global crescer em mais de 150%, num semestre.

A Marca prosseguiu também a sua parceria com a fintech Finastra, continuando a comercializar o software Fusion Trade Finance, destinado ao sector bancário, que permite agilizar os processos de créditos documentários e tornar as operações de importação mais simples.

mercado

Em 2020, a SISTEC revelou-se uma empresa resiliente, não obstante ter sofrido o impacto negativo da crise económica global, derivada do efeito da COVID-19.
No entanto, prosseguiu com o seu plano de negócios, concretizando os investimentos previstos e contrariando a tendência de retracção do mercado, adversa à renovação de unidades comerciais.

No sector do retalho, a reinauguração da sua loja do Maculusso foi uma das suas acções comerciais mais relevantes. Um renovado espaço comercial, com um grande impacto estético e um atendimento diferenciado, que apresenta aos clientes uma diversificada oferta de produtos tecnológicos – gadgets, telemóveis, computadores, aparelhos de som, relógios, entre outros. A SISTEC prevê a ampliação desta loja já no primeiro semestre de 2021, através do reforço da sua oferta, com produtos para o lar, papelaria e electrodomésticos.

No segmento dos equipamentos desportivos, a SISTEC é a revendedora oficial da Marca Technogym, através da qual pretende expandir a sua oferta destinada ao mercado corporativo e ao particular, através de produtos como passadeiras e bicicletas. Esta abordagem comercial foi a resposta da Marca à quebra da procura de máquinas desportivas por parte dos ginásios – clientes tradicionais do segmento –, que viram a sua actividade condicionada devido às restrições do distanciamento social.

COMUNICAÇÃO

A SISTEC reposicionou a sua comunicação online através do seu website, a plataforma onde partilha informação institucional e comunica as principais soluções da Marca destinadas ao segmento corporativo. Iniciou ainda um canal YouTube e reforçou a sua presença nas redes sociais, através da comunicação das suas acções mais relevantes, nomeadamente a divulgação de campanhas comerciais e eventos corporativos que patrocinou.

Relativamente a estas acções de patrocínio, a prevenção da COVID-19 impôs o cancelamento de muitos dos eventos corporativos presenciais, que passaram a ser virtuais ou híbridos. Para responder a esta nova realidade, a SISTEC encontrou uma alternativa, que passou pelo investimento em ferramentas como um stand virtual, que se revelou muito importante, nomeadamente para a sua participação no Fórum Banca.

A Empresa introduziu também um novo conceito na sua loja do Maculusso, agora denominada Hi Tech. Esta loja está agora mais focada em produtos tecnológicos, com um espaço disruptivo relativamente ao conceito anterior. A sua decoração é baseada numa linha comunicacional coerente e integrada, transmitindo uma sensação de modernidade.

Ainda em 2020, a SISTEC adoptou uma estratégia de posicionamento geográfico, investindo em comunicação outdoor em Luanda: suportes de grande formato com localizações de elevado interesse estratégico.

vantagens competitivas

Em tempos de distanciamento social, a SISTEC potenciou diversas plataformas que lhe permitiram garantir remotamente assistência e suporte técnico, nomeadamente ao seu software de gestão ERP-19. A Marca investiu ainda em novas parcerias que alargaram a sua oferta – nomeadamente com a plataforma Zoom, líder de mercado nas reuniões virtuais – e em novas soluções de cibersegurança, que combinam de forma integrada diversos recursos que permitem dar uma resposta adequada às vulnerabilidades actuais dos clientes.

SISTEC
sabia que?

O Centro de Formação Profissional da SISTEC é o mais antigo a ministrar cursos tecnológicos em Angola. Já formou mais de 50.000 pessoas, em quase três décadas de actividade.

A SISTEC já teve uma intensa actividade industrial nos anos 90, tendo chegado a montar computadores e televisões, e a fabricar cofres, muitos deles ainda em uso.

A loja de som profissional SISTEC, no Maculusso, tem artigos especializados para clientes profissionais, como Dj’s, músicos, produtores, técnicos, locutores de rádio e apresentadores de televisão.

RICARDO FERNANDES
RICARDO FERNANDES

Director de Marketing Comunicação
e Imagem

contactos