Edições

DSTV

2022

Há 25 anos, a plataforma DSTV trouxe o mundo do entretenimento internacional para Angola e contribuiu para mudar a forma como os angolanos olhavam para o mundo. A sua presença comercial e o investimento no desenvolvimento de talentos fizeram dela a principal referência de entretenimento televisivo no País. O papel pioneiro da DSTV continua a guiar os seus passos, com a visão é ser a plataforma preferida dos angolanos, enriquecendo as suas vidas com entretenimento e serviços tecnológicos de qualidade.

DSTV
valores da marca

Nascida e desenvolvida em África, para o público africano, a DSTV ANGOLA cultiva valores que se confundem com a cultura e identidade africanas e tem como valor essencial proporcionar uma experiência de TV por assinatura desenvolvida à medida do consumidor angolano, sempre de forma acessível e diversificada.

O cliente está no centro de todas as suas decisões empresariais e, para ir ao encontro da máxima comodidade e conforto, a Marca disponibiliza uma série de plataformas digitais, nomeadamente a app My DSTV, o Serviço de Auto-Ajuda por WhatsApp ou até mesmo o serviço de atendimento via USSD (*421#) mais acessível para clientes sem acesso à Internet.

Após um longo período de optimização de processos, melhoria de procedimentos e modernização, tanto em termos de meios, como de equipamento, a Empresa orgulha-se de prestar um serviço de qualidade aos seus clientes, reconhecido por eles e reflectido nos principais estudos de mercado e pelas autoridades reguladoras do sector.

produtos e desenvolvimentos futuros

Como primeiro operador de televisão paga em Angola, a DSTV ANGOLA tem uma longa história, continuamente ligada ao crescimento da sociedade nacional. Sempre na vanguarda tecnológica, em 2001 introduziu a tecnologia KU, com antenas mais leves e equipamento de recepção de sinal economicamente mais acessíveis, levando a TV por satélite a muito mais lares angolanos e permitindo à Empresa alargar as suas operações às cidades do interior. O lançamento do descodificador de dupla visão, em 2003, permitiu abranger ainda mais consumidores. Em 2005 lançou o descodificador PVR com gravador de vídeo incorporado, uma grande novidade na altura, seguido pelos primeiros canais HD, em 2009, coroados em 2010 com a transmissão do Campeonato do Mundo na África do Sul em HD – uma imagem e qualidade de som sem precedentes. Foi também neste ano que a Marca saudou a introdução da concorrência no sector, o que permitiu um posicionamento mais firme e mais activo no mercado. A sua aposta na tecnologia trouxe, em 2013, o primeiro descodificador de Nova Geração, o DSTV Explora, incorporando todas as funcionalidades dos descodificadores anteriores, incluindo um clube de vídeo e um serviço CatchUp (gravação antecipada dos destaques da programação). À medida que a era digital evolui, a DSTV ANGOLA continua a investir em tecnologia para se manter relevante e trazer entretenimento a qualquer hora e em qualquer lugar. A história da DSTV ANGOLA tem sido marcada por estreias e continua a inovar com mais produtos que satisfaçam as necessidades dos seus clientes. 

mercado

A DSTV ANGOLA tem uma relação respeitosa e complementar com o mercado. Num sector de distribuição de conteúdos - com uma sociedade jovem, dinâmica e vibrante - a Empresa tem permitido uma criatividade contínua que abraça ao máximo a cultura angolana. Foi com este espírito que, em 2014, a DSTV ANGOLA lançou o canal Jango Magic, para dar voz às produções nacionais. No início, o sucesso do canal deveu-se à introdução de reality shows como o Big Brother Angola e o The Voice Angola, mas, pouco tempo depois, entrou na ficção nacional com séries e sitcoms. Em 2021, o canal local exclusivo Banda TV produziu o primeiro reality show totalmente feito em Angola, o Luta pela Fama, que contou com a participação de algumas das figuras polémicas angolanas e muitos seguidores fiéis. O canal Mundo Fox permitiu internacionalizar as carreiras de comediantes angolanos – como o Gilmário Vemba, Os Tuneza ou o Kotingo – levando a cultura angolana além-fronteiras. 

Após um intervalo devido a contingências do mercado, em 2022 a DSTV ANGOLA relançou o projecto de um canal especialmente criado para Angola, o Kwenda Magic, e num futuro próximo continuará a fomentar a criatividade nacional com novas séries e produtos audiovisuais de grande valor cultural.

COMUNICAÇÃO

A DSTV ANGOLA tem cimentado os seus valores de Marca para abraçar uma identidade local, não só como uma Marca continental, mas também como uma Marca angolana, que fala directamente com o seu público, fiel aos seus conteúdos.

Ao longo dos últimos anos, a DSTV ANGOLA tem-se concentrado cada vez mais na comunicação baseada nas estórias e cultura nacionais, usando mensagens e expressões mais específicas e locais. O recurso a influencers, que se focam no storytelling e que têm valores similares aos da Marca, tem sido regular, ajudando a comunicar com audiências mais jovens.

vantagens competitivas

Para a DSTV ANGOLA o conteúdo é rei e a sua oferta de conteúdo desportivo ultrapassa qualquer operador no mercado, com comentários e análises de especialistas nacionais e de diversos países em várias línguas. A plataforma disponibiliza em Angola e em exclusivo, a Champions League, a English Premier League, a Série A Italiana, a Liga Europa, a Fórmula 1 e a Moto GP, sem contar com um leque diverso dos principais torneios desportivos internacionais, como ténis, golfe, NBA ou atletismo. Isto aplica-se igualmente ao Mundial de Futebol de 2022, em que a DSTV ANGOLA fará a transmissão, em exclusivo, dos 64 jogos.

Mas nem só de desporto vive a DSTV ANGOLA. O conteúdo infantil tem uma oferta incomparável de canais exclusivos – como o Cartoon Network, o Boomerang, o Nickelodean ou o Txillo – com programas para crianças e adolescentes, em várias línguas. Outro grande favorito são as telenovelas internacionais disponíveis na plataforma em diversos canais.

Para além disso, sendo parte de um Grupo que é o maior investidor em conteúdo local no continente, a DSTV ANGOLA sempre se pautou por uma diversidade de conteúdo local, especialmente criado para o mercado angolano. Fá-lo já há alguns anos, disponibilizando a sua plataforma a empreendedores angolanos para contarem as suas estórias de forma criativa e independente. Em 2022 lançou o canal Kwenda Magic que, com o selo de qualidade da MNet, oferece entretenimento geral e conteúdo 100% angolano, como a bem sucedida telenovela o Rio que já é um dos favoritos conteúdos dos seus subscritores.

Se a qualidade da imagem é indispensável para uma real experiência de entretenimento, a DSTV ANGOLA oferece a melhor qualidade para o serviço de satélite, com a grande maioria dos canais em HD, estando igualmente disponível, à distância de um clique, através de smartphone, tablet ou computador ligados a uma qualquer rede de Internet.

DSTV
sabia que?

O lançamento da My DSTV, em parceria com uma bem-sucedida start-up angolana, foi uma abordagem extremamente inovadora no mercado. Foi a primeira app em Angola com opção de pagamento integrado. 

Com o lançamento do inovador DSTV Móvel, foi possível aos clientes da Marca experimentar o melhor entretenimento da DSTV Angola, independentemente do local onde se encontram, desde que tenham uma ligação à Internet. Com o Catch Up podem ainda guardar os seus programas favoritos para verem mais tarde.

O Box Office, um serviço de clube de vídeo conveniente e acessível, disponibiliza os mais recentes êxitos de bilheteira, apenas três meses depois de saírem das salas de cinema. Num futuro próximo,
a DSTV prevê continuar a lançar soluções inovadoras para os clientes, quer em termos de experiência de visualização de conteúdo, quer em termos de pontos de contacto digitais com a Empresa.

RUI CONCEIÇÃO
RUI CONCEIÇÃO

Head of Marketing

contactos