Edições

ENSA

2022

Mais do que manter a liderança do mercado segurador e ser reconhecida como uma Marca cuja filosofia empresarial assenta na eficiência, idoneidade e solidez financeira, a ENSA – Seguros de Angola, S.A. continuará a ter cada vez melhores produtos, mais adaptáveis às necessidades dos angolanos. A ENSA oferece actualmente cerca de 38 produtos, um conjunto abrangente de seguros dos ramos vida e não vida.

ENSA
valores da marca

A Marca ENSA baseia-se na “Estrela que Protege”. “Estrela” porque a ENSA tem persistentemente guiado o mercado, mesmo nos tempos em que este se mostrava menos atractivo ao investimento. “Protege” porque a ENSA tem assumido os riscos seguráveis junto de quem precisa, mesmo nos momentos em que uma pura lógica económica o desaconselharia.

A ENSA é uma Marca que transmite longevidade, solidez, proactividade e reputação. Uma Marca resiliente, própria de uma organização que se manteve presente nos bons e maus momentos, nos desafios e nos sucessos de Angola. É, por esta razão, uma Marca valiosa e com elevado reconhecimento pelos cidadãos em geral. Esta vantagem traz responsabilidades muito relevantes. Em poucos casos se verifica de forma igual, em Angola, uma ligação emocional do mercado a uma Marca. Isto exige de todos na Organização, uma actuação diária que preserve a Marca e uma estratégia que lhe permita reafirmar-se no futuro com os mesmos valores.

produtos e desenvolvimentos futuros

A ENSA comercializa seguros dos ramos vida e não vida. Dentro destes, a sua carteira é vasta. Têm especial importância, junto dos particulares, os seguros de saúde, automóvel e de viagem, nos quais a ENSA dispõe de largo destaque. Por exemplo, no seguro de saúde foi pioneira na oferta de soluções que lhe deram uma posição privilegiada no que toca à gestão eficaz de sinistros e às parcerias com os prestadores de cuidados médicos.

Junto das empresas, a ENSA tem destaque no domínio da petroquímica (no qual é líder nacional do co-seguro), minério, transportes e multirriscos, com soluções especialmente adaptadas a cada cliente. Mais recentemente, concebeu e passou a comercializar novos produtos adaptados às diversas iniciativas para o desenvolvimento económico e social do País, com destaque para os micro-seguros num futuro breve.

A ENSA gere ainda onze fundos de pensões abertos e fechados, estando em constituição um dos mais relevantes do seu percurso. Milhares de pensionistas do sector público e privado estão abrangidos pelos respectivos benefícios, o que torna a ENSA a gestora do maior número de fundos de pensões do País.

Na actualidade, a ENSA está a evoluir decisivamente no domínio digital, concebendo e lançando aplicações e outras soluções que, num futuro breve, a tornarão um actor relevante nas novas tecnologias aplicadas à comercialização e gestão de seguros.

mercado

A ENSA serve o mercado com cerca de 520 profissionais, com habilitações académicas e capacitação profissional relevantes. É, assim, a maior seguradora em termos de capital humano. Geograficamente, as agências da ENSA cobrem todas as 18 províncias que compõem o território nacional, o que faz dela uma das seguradoras com maior presença no País. Esta dispersão permite um elevado grau de proximidade na comercialização, mas também na gestão dos sinistros.

A ENSA lança regularmente campanhas para o mercado geral, várias vezes em parceria com outras empresas, numa lógica de complementaridade e entre-ajuda. Foi exemplo recente a campanha de promoção do seguro automóvel lançada em conjunto com um fornecedor de combustíveis.

A respeito de acções específicas, destaca-se o trabalho junto dos clientes institucionais e empresariais, no qual são percebidas e aperfeiçoadas soluções adaptadas a cada actividade e necessidade em concreto. Também foi exemplo recente os seguros-caução, os quais têm permitido conferir maior solidez em diversos concursos públicos com o respaldo dos inerentes riscos.

COMUNICAÇÃO

A ENSA tem historicamente no seu ADN um forte comprometimento com a responsabilidade social, sendo inúmeras as suas iniciativas ao longo dos anos neste domínio. Pela longevidade e impacto significativo, destaca-se o contributo da ENSA no domínio da promoção e divulgação do melhor da cultura e da arte angolana, através do Prémio ENSA Arte. Este Prémio tem âmbito nacional e periodicidade bienal, tendo como destinatários tanto jovens como conceituados criadores de obras que protagonizam as tendências estéticas do País. A iniciativa foi instituída em 1991, altura em que começou com a modalidade de pintura. Em 1996, com a entrada da vertente de escultura, a iniciativa passou a Prémio, agregando as duas modalidades. Mais recentemente, agregou as modalidades de fotografia e serigrafia, entre outras. O ENSA Arte ultrapassou fronteiras e, em 2013, chegou a uma das maiores montras de artes plásticas do mundo: a Bienal de Veneza. 26 obras da colecção estiveram presentes nessa Bienal, contribuindo para que o Pavilhão de Angola fosse distinguido, entre 88 países, com o mais importante prémio: o Leão de Ouro.

vantagens competitivas

A história, a persistência, proactividade, solidez e reputação da ENSA são as suas vantagens competitivas. Nenhuma outra seguradora congregou gerações de profissionais de seguros por mais de 44 anos a construir e gerir soluções específicas para Angola. Por outro lado, tal condição tornou também a ENSA uma escola de talentos. Uma incubadora das novas gerações de profissionais de seguros que têm gerado a sua sustentabilidade, a sua regeneração e a sua transição para o robustecimento de outros operadores do mercado.

Tais vantagens têm permitido à ENSA dotar-se de rating da Standard & Poor’s por diversos anos, titular a certificação ISO9001 para diversos dos seus processos internos e ser eleita pelo Governo de Angola como uma das empresas-chave no Plano de Privatizações em curso.

ENSA
sabia que?

ENSA foi a primeira seguradora angolana a oferecer o Seguro de Saúde e é a única a comercializá-lo em grande escala.

A ENSA assume, desde 2012, a Presidência da Associação das Seguradoras de Angola (ASAN).

Em 2013, a ENSA realizou o 1.º Workshop Nacional sobre o Seguro no Desporto.

Com o lançamento do Fundo de Pensões Aberto, a ENSA procura corresponder à necessidade de dar cobertura a profissionais liberais e empresários que não dispõem actualmente de qualquer benefício da segurança social pública, bem como aos que, já contando com benefícios no quadro da segurança social, pretendam constituir um complemento de reforma.

O Seguro de Acidentes de Trabalho é obrigatório em Angola e a ENSA é líder neste segmento e referência no mercado. Explora ainda o Seguro de Assistência em Viagem, tendo Acordos com reconhecidas seguradoras internacionais.

A ENSA é a Seguradora Oficial da Federação Angolana de Futebol (Palancas Negras), do Comité Olímpico e Paralímpico.

MATILDE GUEBE
MATILDE GUEBE

Administradora

contactos