EXPANSÃO

2022

O EXPANSÃO surgiu em Angola a 12 de Fevereiro de 2009, transformando para sempre o panorama nacional dos media. Trouxe informação económica e financeira de qualidade, e marcou um novo padrão na forma de produzir e divulgar informação sobre economia e negócios. A credibilidade, a qualidade, o rigor e a inovação são a essência do Jornal, que se afirma como líder do seu segmento e que, semana após semana, marca a agenda económica do País.

EXPANSÃO
valores da marca

A Credibilidade, a Qualidade, o Rigor e a Inovação são a essência do Jornal EXPANSÃO e os valores pelos quais norteia toda a sua actuação. Nos últimos anos, o Jornal alargou a sua informação para outras áreas da economia, produziu a sua própria base de dados com estudos que foram desenvolvidos internamente, e cruzou a sua informação com os números oficiais do País e com os valores que as principais instituições internacionais apresentaram acerca de Angola. Por tudo isto, assume-se, hoje, como a mais importante fonte de informação para as embaixadas, associações sectoriais e investidores que pretendem entrar no mercado angolano. Desde o início que a luta diária do Jornal EXPANSÃO passa pela produção de informação de qualidade, a base para que se tomem boas decisões.

produtos e desenvolvimentos futuros

O EXPANSÃO é muito mais do que um jornal. É também o mais importante promotor de eventos e conferências para o sector da economia e finanças que o País possui: tem quatro Fóruns anuais – Banca, Seguros, Indústria e Telecomunicações – e prepara um novo Fórum Expansão para alargar esta sua actividade.

O Jornal tem-se assumido como um importante parceiro em iniciativas empresariais e sectoriais, aportando a sua experiência para o desenvolvimento de importantes projectos que muito se orgulha de ter ajudado a construir. Apresenta-se como um relevante parceiro das empresas, instituições e departamentos governamentais, sendo muitas vezes chamado a emitir o seu ponto de vista a propósito de projectos estruturantes destas entidades. É também com frequência referenciado na comunicação destas como suporte às ideias apresentadas.

Em 2022, o EXPANSÃO fez uma grande aposta no seu site e nas novas tecnologias, diversificando a sua relação com os leitores, aproveitando as potencialidades que cada um dos meios ou plataformas apresenta, mantendo em cada uma delas a mesma postura de rigor, verdade e transparência.

O Jornal tem hoje, nas suas páginas e no seu site, um grupo de colunistas reputados. Esta é outra das apostas que tem feito e que pretende reforçar: continuar com os melhores e “abrir” a portas a tantos outros talentos que existem no País e que não têm forma de mostrar o seu valor.

mercado

O Grupo Nova Vaga é um exemplo

de pioneirismo no mercado angolano.

Em Junho de 2016, o EXPANSÃO e o Novo Jornal, ambos pertencentes a este Grupo, foram os primeiros jornais em Angola a vender as suas edições digitais no Multicaixa, em moeda nacional.

Apesar do seu lugar de destaque, existe concorrência no segmento do EXPANSÃO, que o Jornal considera salutar, desejada e bem-vinda. É um estímulo para todos os que fazem dele a sua segunda casa e é também um sinal que o mercado que o EXPANSÃO tem vindo a "abrir" – a informação económica e financeira – está vivo e de boa saúde.

No futuro, o Jornal promete continuar a liderar na qualidade, nas notícias e na marcação da agenda de Angola, porque o EXPANSÃO sabe que é isso que País espera dele.

COMUNICAÇÃO

Nos últimos anos, o EXPANSÃO renovou a sua imagem e as suas secções, reformulou o seu alinhamento editorial, lançou um novo site e uma App inovadora. Sob o lema, "velhos hábitos, novas leituras" o Jornal líder em economia e negócios de Angola, foi o primeiro órgão de comunicação social do País a disponibilizar, em Novembro de 2015, uma App exclusiva, no âmbito de uma estratégia de proximidade com o seu público. Recentemente, e juntamente com o Novo Jornal, iniciou um mega-operação de colocação de expositores personalizados nos principais pontos de venda da cidade de Luanda, potencializando as vendas no formato físico.

vantagens competitivas

O mais importante compromisso do EXPANSÃO é com a Angola. Ajudar a construir e a fazer um País melhor, publicando aquilo que melhor poderá ajudar ao desenvolvimento económico, à geração e distribuição justa da riqueza, à imagem e credibilidade de Angola dentro e fora das suas fronteiras. Para que isto aconteça é necessário ter um forte compromisso com a verdade e com a transparência. Verdade nas notícias que produz e transparência no tipo de comunicação que estabelece com os seus leitores. Na elaboração das suas matérias o contraditório é obrigatório, o direito à diferença de opinião é respeitado e a sustentabilidade das ideias tem sempre uma avaliação positiva.

A Credibilidade é o património mais importante de qualquer meio de comunicação social, e isso é levado muito a sério no Jornal. O EXPANSÃO é o jornal de confiança de todos os que se interessam por economia e negócios, em geral, e de gestores, quadros médios e superiores, políticos, académicos e estudantes, em particular. A confiança no EXPANSÃO assenta em seis pilares fundamentais: Independência, Responsabilidade, Rigor, Verdade, Transparência e Seriedade. Estes seis substantivos retirados do seu estatuto editorial conduziram o Jornal a uma posição ímpar na comunicação social angolana, que se pode resumir noutro substantivo: Credibilidade.

“Se saiu no EXPANSÃO, é porque é verdade”, ouve-se muitas vezes da boca dos seus leitores, ou lê-se em posts nas redes sociais. Este é o maior “prémio” e o maior elogio que o Jornal, os seus jornalistas, gráficos, fotógrafos e toda equipa pode receber. É um sinal da credibilidade que o Jornal tem e da importância que “conquistou” na sociedade angolana. Paralelamente ao reconhecimento dos seus leitores, o EXPANSÃO é também um dos meios de comunicação social mais premiados do País, tendo ganho praticamente todos os galardões nacionais ou empresariais que premeiam jornais ou jornalistas em Angola.

EXPANSÃO
sabia que?

Em Junho de 2016, o EXPANSÃO e o Novo Jornal, ambos pertencentes ao Grupo Nova Vaga, foram os primeiros jornais em Angola

a vender as suas edições digitais no Multicaixa, em moeda nacional.

Dada a relevância da sua informação, 

o EXPANSÃO é frequentemente citado nos meios de comunicação estrangeiros, nomeadamente nos portugueses, e em agência de notícias internacionais.

A capa de cada edição do Jornal é colocada no seu site às sextas-feiras, pelas 7 horas, sendo rapidamente partilhada por inúmeros seguidores do Jornal no Facebook. Os artigos de opinião do EXPANSÃO batem muitas vezes recordes de visitas no site do Jornal.

Em 2013, o EXPANSÃO revelou pela primeira vez os nomes dos principais accionistas da Banca angolana, numa edição denominada Especial Banca, publicada anualmente por ocasião do Fórum Banca, a cimeira da alta finança angolana que já vai na sua nona edição.

Em 2016, o EXPANSÃO renovou a sua imagem e as suas secções, e reformulou o seu alinhamento editorial. Em 2020 prepara-se para lançar um novo site e uma App inovadora.

O EXPANSÃO é conhecido nas embaixadas estrangeiras, sedeadas em Luanda, como 

o “Financial Times” de Angola.

João Armando Neves
João Armando Neves

João Armando Neves
Director Editorial

contactos