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HEETCH

2022

A HEETCH é uma empresa tecnológica que, através do seu aplicativo de mobilidade rápido e seguro, pretende revolucionar o acesso à mobilidade e criar condições de trabalho mais justas e transparentes para os motoristas. A melhor solução para conectar passageiros e motoristas, 24 horas por dia, todos os dias.

HEETCH
valores da marca

As ideias nascem nos momentos mais inusitados e nas circunstâncias mais caricatas. No caso da HEETCH foi em França, em 2013, quando dois amigos e antigos colegas da universidade, Teddy Pellerin e Mathieu Jacob, perceberam que era difícil moverem-se de um lado para o outro quando saíam à noite para se divertir. As distâncias das festas do centro de Paris e os preços proibitivos dos táxis convencionais permitiram-lhes identificar uma lacuna na área da mobilidade e uma oportunidade. Estava então traçada a rota para a aventura da startup.

Desde o momento da sua criação, a Empresa assumiu como missão tornar a mobilidade responsável e inclusiva. Oferecer ao usuário uma excelente experiência de utilização do aplicativo, e uma solução de mobilidade acessível, segura e confiável. A HEETCH acredita que é possível existir rentabilidade sem exploração. Em Angola desde Novembro de 2020, a Empresa veio democratizar o acesso à mobilidade e tornar-se um impulsionador da inclusão digital e económica, humanizando a tecnologia. Preços competitivos aliados a uma campanha digital agressiva, resultaram num aumento do número de descargas e utilizadores. Em simultâneo, a estratégia passou por um investimento na captação de motoristas, através da demonstração da eficácia do aplicativo e mais importante, da sua rentabilidade. Durante um ano, a HEETCH não cobrou qualquer comissão. Um investimento feito de forma calculada, que resultou no crescimento do número de veículos. A rápida conquista de motoristas e passageiros em Angola, surpreendeu até as expectativas mais optimistas da Empresa, e foi um sinal claro do potencial do mercado. As dificuldades de transporte, a população jovem adepta das novas tecnologias e os preços acessíveis impulsionaram as descargas do aplicativo por parte dos passageiros.

Para os motoristas, a elevada demanda trouxe uma rentabilidade motivadora. A HEETCH começou a operar em Luanda no meio da pandemia da Covid-19, mas ainda assim conseguiu lançar-se com sucesso no mercado angolano, o que demonstra bem a sua capacidade de adaptação.

Ao chamar-se um carro através do aplicativo, não são raras as vezes em que motoristas e os passageiros conversam e contam as suas histórias de vida, falando abertamente das suas motivações para trabalhar com a plataforma. Os condutores são oriundos dos mais diversos extractos sociais e com diferentes ocupações, trabalhadores em tempo integral ou desempregados, que encontram na HEETCH uma fonte de rendimento alternativa que ajuda a equilibrar as contas, com autonomia e flexibilidade. Dois anos volvidos, mais de 2.5 milhões de percursos foram já realizados em Luanda.

produtos e desenvolvimentos futuros

A equipa de programadores da HEETCH trabalha diariamente para oferecer um aplicativo funcional e adaptado às necessidades dos seus utilizadores. A audácia de experimentar, sem o receio de falhar e a perspicácia de saber melhorar norteiam as decisões da Empresa, que aposta em novas funcionalidades para passageiros e motoristas. Em 2022, a HEETCH expressou publicamente a sua vontade de continuar a liderar a luta por melhores condições para os motoristas, facilitar o acesso à economia formal e contribuir, cada vez mais, para o desenvolvimento financeiro da Empresa, dos seus colaboradores e do País. Este trabalho começou a ser feito em conjunto com instituições governamentais e através de parcerias estratégicas com empresas de renome no mercado nacional. O impacto social da HEETCH já se começa a fazer sentir em menos de dois anos de actividade.

mercado

O surgimento de mais competidores impede a estagnação e obriga à inovação e criatividade. Os desafios, no entanto, passam também por expandir ainda mais o mercado, informar os consumidores e melhorar os serviços prestados. Apesar das barreiras ao acesso serem cada vez menores, elas ainda existem. A pouca cobertura das telecomunicações em diferentes áreas da cidade de Luanda é um obstáculo ao funcionamento optimizado das diferentes plataformas. O smartphone é obrigatório para aceder ao aplicativo, e é ainda um artigo inacessível para uma grande franja da população.

Aumentar a oferta de serviços, o número de usuários e o número de viaturas na plataforma são os desafios imediatos.

COMUNICAÇÃO

Na génese da HEETCH está a festa e a alegria - que combinam bem com a essência dos angolanos - e a sua comunicação espelha isso mesmo.

Em Abril de 2022 foi lançada a primeira campanha publicitária 360° da Marca em Angola, intitulada “Baza à vontade com a HEETCH”. O filme desta campanha retrata uma Luanda colorida, nos tons rosa da Marca. Um spot vibrante e alegre, que capta bem o espírito da startup, com um cunho bem angolano. O contagiante jingle é o toque final, se dúvidas houvesse que “bazar” é com a HEETCH.

Como empresa tecnológica, é no digital que a HEETCH investe de forma consistente. É difícil não nos cruzarmos com a Marca nas diversas plataformas digitais. Esta estratégia é em grande parte responsável pelo rápido crescimento de passageiros.

Nas redes sociais, a Marca comunica de forma ousada e descontraída como se pode ver pela sua série de publicações “Viva os penduras” onde simultaneamente combate o estigma de pedir boleia e faz um retrato fiel da abrangência dos seus utilizadores. É frequente apelar também à segurança rodoviária de forma criativa e incentivar os passageiros a não fazerem os motoristas esperar, com um toque de humor à mistura. Já faz parte do quotidiano dos luandenses, por isso é habitual os seguidores identificarem a Marca nas suas redes sociais, aludindo a várias aventuras que vivem pela cidade.

vantagens competitivas

A experiência acumulada, desde a sua criação, nos vários mercados em que opera, oferece uma estrutura que permite à Empresa adaptar-se facilmente às circunstâncias locais. Para além de França, a HEETCH está presente na Bélgica, na Argélia, na Tunísia, em Marrocos, na Costa do Marfim, na República Democrática do Congo e no Senegal. Em todos os mercados adapta a sua fórmula às necessidades dos seus utilizadores, ao contexto do país e à comunicação.

Na HEETCH o motorista é o foco e todas as decisões da Empresa vão no sentido de maximizar a sua rentabilidade e proporcionar as melhores condições de trabalho aos seus parceiros, primando pela transparência com os mesmos. Em Angola, a Empresa orgulha-se de formar jovens profissionais dotando-os de diferentes valências, nas mais diversas áreas, consciente de que o seu crescimento beneficia a HEETCH no presente, mas irá beneficiar o País a longo prazo. A sua equipa conta, actualmente, com cerca de 40 colaboradores, número que não pára de aumentar.

A HEETCH aposta em ser parte integrante do tecido empresarial nacional e contribuir decisivamente para uma economia em crescimento, como uma Marca de Excelência, uma Superbrand incontornável no ecossistema digital em Angola.

HEETCH
sabia que?

HEETCH vem da expressão em inglês “hitch-hike”, que significa pedir boleia.

Em 2022, a HEETCH tornou-se a maior plataforma digital de mobilidade de Angola, com mais do que 2.5 milhões de percursos realizados.

Apesar de contar com mais do que 5000 viaturas a operar na plataforma, a HEETCH não possui nenhuma; todas as viaturas são propriedade dos parceiros registados.

Dia 6 de Junho de 2022, a Empresa realizou em Angola o seu primeiro D-DAY: um dia dedicado à comunidade de motoristas. Foi um dia de convívio que contou com a presença de parceiros ligados ao sector da banca, seguradoras e instituições governamentais.

Para maior segurança, os passageiros e motoristas podem partilhar com familiares e amigos, em tempo real, os seus trajectos realizados através da HEETCH.

SANDRO BRIFFE
SANDRO BRIFFE

Director de Marketing

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