Edições

VISABEIRA

2009

De âmbito multinacional, multissectorial e multidisciplinar, os produtos e serviços do Grupo Visabeira marcam presença em mais de 50 países espalhados pelo mundo. Em Angola, este Grupo conta com mais 10 anos de experiência assumindo-se como parceiro estratégico na área das telecomunicações, da construção, da indústria e dos serviços. Disponibilizar o seu vasto know-how e a sua capacidade empreendora para contribuir activamente para o desenvolvimento de Angola é a sua visão.

VISABEIRA
valores da marca

Para integrar de forma consistente a sua actividade no mercado angolano, a Visabeira Angola define-se como um grupo multinegócio, com mais de 10 anos de experiência a projectar, construir e desenvolver o progresso de Angola.

Sedeado em Luanda, mas com uma rede que actua em todo o território, a Visabeira Angola está presente em vários sectores de actividade, seja com negócios próprios ou através de parcerias locais.

A Visão deste Grupo passa por contribuir pró-activamente para o desenvolvimento e reconstrução de Angola, aproveitando todo o seu know-how, recursos e capacidade financeira.

A Visabeira Angola pretende tornar-se num grupo de referência na economia e no tecido empresarial angolano, assumindo-se como fornecedor e parceiro estratégico deste país.

produtos e desenvolvimentos futuros

O grande investimento do Grupo Visabeira em Angola é bem visível em actividades tão distintas, tais como a área das Telecomunicações, da Construção, da Indústria e dos Serviços.

Na área das telecomunicações este Grupo tem participação activa no operador e distribuidor de televisão digital e internet de banda larga através de rede cabo (TV Cabo) e na Comatel, empresa que trabalha ao nível do projecto, construção e manutenção de infra-estruturas de telecomunicações e electricidade.

A EDIVISA, empresa recentemente criada para o desenvolvimento de projectos de construção civil, juntamente com a Visaconstroi Construção, são as “caras” da vontade da organização Visabeira Angola em desenvolver a área da Construção angolana.

No sector industrial esta Marca encontra-se presente, designadamente na área do granito e da transformação, com a MOB (especialista na concepção e produção de cozinhas premium) e a Álamo Madeiras (empresa de gestão florestal e produção de postes de madeira).

Nos Serviço angolanos as empresas Mercury Trading, Visasecil, Visauto, Convisa Engenharia e Electrovisa são bons exemplos do comprometimento do Grupo Visabeira Angola.

mercado

Fundado em 1980, o Grupo Visabeira, SGPS, SA nasceu na cidade de Viseu (Portugal), participando activamente, hoje em dia, nos mercados de capitais de 13 países.

De âmbito multinacional, multissectorial e multidisciplinar, o Grupo Visabeira possui reconhecidas competências em diversos domínios da actividade económica, que agrega um universo de mais de 5 dezenas de empresas estruturadas em 5 sub-holdings: Global, Indústria, Imobiliária, Turismo e Participações.

Com base neste crescimento, o Grupo Visabeira prepara-se para entrar na Bolsa de Valores de Lisboa através de uma das suas sub-holdings.

COMUNICAÇÃO

A Visabeira Angola tem assentado a sua comunicação em torno da sua assinatura – “Projectamos Angola para o futuro” – através da qual são transmitidos os seus valores chave: foco na acção empreendedora

e na criação de valor, integração no meio socioeconómico angolano, privilegiando parcerias locais, e orientação para o futuro, numa perspectiva de longo prazo.

Em termos directos a sua presença faz-se notar na imprensa, sobretudo de negócios, onde a comunicação segue uma linha low profile enfatizando sobretudo os seus valores chave e desviando o protagonismo para as diversas unidades de negócio.

Por outro lado, existe uma forte aposta na participação em fóruns de cariz económico, patrocinados por entidades oficiais, associações empresariais, representações diplomáticas e outras. A sua presença na FILDA é um marco obrigatório em todas as suas edições.

O Grupo Visabeira, consciente da importância das iniciativas do universo empresarial no meio social e ambiental, tem desenvolvido e comunicado diversos projectos nestas áreas, com aplicação directa em vários dos doze países em que se encontra presente. Enquanto associado de organizações não-governamentais internacionais, o Grupo Visabeira é a única empresa portuguesa presente na planetária Global Business Coalition On HIV/AIDS. Esta organização dedica-se a associar empresas que através das suas competências especí-ficas contribuam, sob diversas formas, para combater o HIV/Sida, Malária e Tuberculose.

Com intuito de acompanhar a área social de uma forma mais eficaz, o Grupo Visabeira criou a Fundação Visabeira. Esta fundação de solidariedade social, tem por finalidade a promoção, difusão e prossecução de actividades de índole caritativa, educativa, cientifica, cultural e artística, dando um contributo significativo às diferentes acções associadas.

Seguindo as mais recentes tendências de gestão responsável, o Grupo Visabeira faz do ambiente um dos elementos essenciais da sua Gestão de Qualidade Total. Este sistema pretende estabelecer uma política de ambiente ajustada à realidade da empresa, identificar os  aspectos ambientais mais significativos, os principais requisitos legais e as prioridades de actuação, de forma a estabelecer objectivos e metas ambientais adequadas.

Neste contexto, as unidades do Grupo Visabeira têm aplicado algumas das mais modernas tecnologias para cumprir as ambiciosas metas de protecção ambiental a que se propuseram, bem como apostado fortemente na divulgação destes princípios e na sensibilização interna dos seus colaboradores, por forma a que estes contribuam, quer no espaço profissional quer no enquadramento familiar, para um futuro ambiental melhor.

vantagens competitivas

Com uma estratégia que aposta no desenvolvimento de bases para a implementação de novos processos e novas metodologias organizacionais, os três Núcleos de I&DT do Grupo Visabeira, criados com o apoio do Sistema de Incentivos à Criação de Núcleos de Investigação e Desenvolvimento no Sector Empresarial (NITEC), são estruturas altamente especializadas, que têm actuado nas áreas das Telecomunicações e Construção, da Indústria e dos Serviços.

Determinados em criar soluções mais competitivas e viradas para o futuro, estes Núcleos têm funcionado em estreita colaboração com as empresas Cerutil, MOB e Visabeira Digital, três empresas do Grupo Visabeira pioneiras no desenvolvimento de projectos I&D e Inovação.

VISABEIRA
sabia que?

O Grupo Visabeira tem presença destacada em onze países, comercializando os seus produtos e serviços em mais de quatro dezenas de nações, nos cinco continentes.

Através de uma das suas sub-holdings o Grupo prepara-se para ser cotado na Bolsa de Lisboa.

A Comatel, uma das principais empresas da Visabeira em Angola, foi a única empresa do sector das telecomunicações a permanecer ininterruptamente em operação nas diversas províncias de Angola no terreno durante toda a década de 90.

A TV Cabo, empresa participada pela Visabeira em Angola, é o único operador em Angola com uma distribuição de conteúdos inteiramente digital, por cabo, fornecendo, simultaneamente, televisão e internet.

Na última década a MOB, reputada marca de cozinhas da Visabeira, com fábrica em Angola, foi distinguida oito vezes com o prestigiado prémio MOBIS Gold para o melhor fabricante de mobiliário de cozinha.

contactos