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MILLENNIUM

2011

O Banco Millennium Angola reflecte, hoje, a vitalidade do mercado financeiro angolano, tendo a ambição de chegar a uma quota de mercado em linha com as exigências e o dinamismo de um mercado mais competitivo. A sua missão passa por apoiar o desenvolvimento e crescimento económico de Angola, assumindo um papel-chave na bancarização do país, através da oferta de produtos e serviços financeiros inovadores e portadores de valor acrescentado para
os Clientes.

MILLENNIUM
valores da marca

Nos últimos anos, o Millennium tem efetuado fortes investimentos na expansão da sua rede de balcões, em tecnologia, na formação de quadros, no desenvolvimento de produtos e em comunicação, de forma a garantir um serviço de excelência a todos os segmentos do mercado.

As prioridades de gestão assentam em 5 pilares: Desenvolvimento do Negócio, Expansão da Rede de Retalho, Recrutamento
e Formação, Gestão do Risco e Performance.

O Millennium é um Banco que gosta de participar ativamente na vida dos seus Clientes, ser útil, atuando no mercado de modo a proporcionar-lhes um melhor nível de vida, permitindo-lhes a realização de projetos, sonhos e ambições.

Esta forma de abordar o mercado é alicerçada na confiança, ética e responsabilidade, que se refletem na solidez, credibilidade, eficácia e inovação reconhecidas à Marca, sendo o Millennium um Banco com responsabilidade social na relação com os Colaboradores, Clientes e outros "Stakeholders".

O Banco pratica uma política de patrocínio e responsabilidade social coerente, apoiando a música e instituições de solidariedade que se dedicam a causas maiores.

O Millennium promove o desenvolvimento sustentável, manifestando preocupação em minimizar os impactos ambientais gerados colateralmente pela atividade do seu negócio.

produtos e desenvolvimentos futuros

O portfólio de produtos e serviços do Millennium estrutura-se de acordo com as necessidades reais dos diversos segmentos de mercado.

No segmento Particulares & Negócios, o Banco aposta na rentabilização máxima do tempo e dinheiro dos Clientes, inovando a Banca de Retalho com produtos especificamente direcionados, nomeadamente contas à ordem e aplicações a prazo em Moeda Nacional e em Moeda Estrangeira e soluções de Crédito.

No segmento de Empresas & Corporate, o Banco potencia o crescimento das empresas apoiando os seus projetos de investimento, disponibilizando uma oferta financeira atrativa que cobre as operações sobre o estrangeiro, soluções de financiamento e pagamentos a fornecedores e colaboradores.

A oferta do serviço de Internet Banking comum a ambos os segmentos, direciona-se aos Clientes Particulares e Empresas, permitindo realizar operações com as Contas e obter informações sobre os produtos.

A oferta ao mercado de produtos e serviços financeiros inovadores e personalizados, apoiada pelo forte "know-how" e tecnologia de ponta, aliada a uma atitude pró-ativa centrada no Cliente, foram fatores decisivos para o desenvolvimento do negócio e para o crescimento sustentado do Banco nos últimos anos.

mercado

O sistema bancário angolano carateriza-se por um grande potencial de crescimento, devido à baixa taxa de bancarização do País. Desde a sua fundação, o Millennium evidencia fortes taxas de crescimento e uma penetração de mercado superior à concorrência.

Os resultados líquidos do Banco cresceram a uma média anual de 76% e o número de Clientes 86%. Os depósitos aumentaram a uma média anual de 60%, desde 2006, e o crédito a 70%. 

Em 2010 verificou-se uma evolução positiva dos volumes de crédito para 606 milhões de USD e de recursos de Clientes para 774 milhões de USD, incrementos face a 2009 de 34% e 26%, respetivamente. O resultado líquido apurado foi de 32.8 milhões de USD, o que representou um crescimento de 63% face ao período homólogo do ano anterior.

COMUNICAÇÃO

Ao planear a sua ação comercial, o Banco procura identificar as oportunidades de mediatizar produtos e serviços, através de fortes campanhas de publicidade, que contribuam ativamente para o crescimento do negócio. Foi o que sucedeu com a campanha de captação de novos Clientes protagonizada pela cantora Yola Semedo, em que no ato de abertura de conta, o Banco ofereceu um CD com as músicas do álbum "Minha Alma", cujo lançamento ocorreu em simultâneo com o início da campanha.

Yola Semedo emprestou também a sua imagem a algumas campanhas: "Kandando, o depósito que abraça as suas poupanças"; cartões de crédito Classic e Prestige da rede Visa, e mais recentemente, “Depósito Aniversário”.

Otimizar e adaptar a comunicação à realidade cultural angolana é uma das chaves para o sucesso comercial do Millennium. “Quem trabalha na função pública tem vantagens como gente grande” foi o slogan da Conta Funcionário Público, protagonizada por um miúdo dinâmico que “quando for grande” quer ser funcionário público só para beneficiar das vantagens de ter esta Conta do Millennium.

Seguindo a mesma linha estratégica de associação a figuras públicas de prestígio, o Banco declinou para o mercado angolano a campanha institucional com o treinador José Mourinho, contratado pelo Millennium bcp para ser o rosto de campanhas publicitárias.

Para além do Retalho, o Banco dá prioridade à comunicação com a comunidade empre-sarial através da sua "newsletter" Empresas contendo informação macroeconómica, calendário fiscal e os produtos para este segmento. Desde 2006 que o Millennium marca presença regular na Filda, a feira de empresas de maior prestígio e dimensão internacional realizada em Angola e, em 2010, iniciou os “Almoços Millennium”, reunindo trimestralmente empresários
e agentes económicos.

vantagens competitivas

O Millennium Angola tem uma forte imagem de Marca reconhecida pelo público em geral. A cor da Marca é um vermelho luminoso que revela vitalidade, diferenciando-se da concorrência pelo impacto da sua visibilidade e por ser facilmente identificável. Tendo como acionista maioritário o Millennium bcp, o Banco beneficia da partilha de "know-how" acumulado ao longo muitos anos de experiência em mercados internacionais. Por outro lado a parceria estratégica celebrada entre o Millennium Angola, a Sonangol e o Banco Privado Atlântico permitiu acelerar o plano de negócios e reforçar a capacidade do Banco em participar em projetos de grande dimensão, de que é exemplo a assessoria de financiamento da central de ciclo combinado do Soyo. A abertura de 25 balcões aos sábados de manhã foi uma das iniciativas pioneiras do Banco. Movidos pela inspiração que lhe traz a Vida dos seus Clientes acrescentou um “dia útil” de serviço bancário, a cada semana, ficando ainda mais disponível para servir com melhor conveniência.

MILLENNIUM
sabia que?

O Banco Millennium Angola foi reconhecido por diversas publicações internacionais, das quais se destacam: dois anos Best Foreign Bank em Angola (Emeafinance); Banco do Ano (The Banker) pela segunda vez consecutiva; Melhor Banco (Euromoney); Melhor Grupo Bancário (World Finance); Banco Mais Inovador (Emeafinance); Marca de Excelência (Superbrands Angola).

Em 2013, o Banco desenvolveu as capacidades de "straight through processing" (pagamentos electrónicos via site Millennium Angola) que recebeu o atestado de qualidade de software, com base na Norma ISO/IEC 25010 das empresas ISQapave e SQS Portugal - Sistemas de Qualidade de Software.

A estrutura accionista do Banco é composta por: Millennium bcp 50,1%, Sonangol 29,9%, Banco Privado Atlântico 15% e Globalpactum 5%.

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