NOVO JORNAL

2011

O dia 25 de Janeiro de 2008 marca a chegada de um jornal que, em pouco tempo, conquistou um espaço de destaque no panorama da media angolana, com traços de inovação extensivos a todos os segmentos da actividade jornalística. O NOVO JORNAL iniciou uma nova era, e fez disso uma tendência. Com ele nasceu uma maior sensibilidade no tratamento dos conteúdos jornalísticos, bem como na criação do grafismo dos próprios jornais.

NOVO JORNAL
valores da marca

O capital humano é o primeiro valor do Novo Jornal, que tem sabido resistir às incidências do mercado, em particular no período de acesa concorrência que marcou o final de 2010 e os primeiros meses de 2011. Foi na unidade do seu quadro redatorial que o Novo Jornal conseguiu superar, sem sobressaltos, a transição para uma nova filosofia e projetar-se com valor editorial acrescentado para o futuro.

Com um "layout" moderno, aliado à perceção dos novos ventos que sopram ao nível da imprensa em Angola e no Mundo, o Novo Jornal reforçou a sua aposta na informação especializada, buscando a satisfação do seu nicho de leitores, contribuindo de forma responsável para a construção da massa crítica de que o país tanto carece.

Notável foi, ainda, a forma como o coletivo de trabalhadores encarou a mudança de titularidade da empresa proprietária do Novo Jornal, período durante o qual a unidade se assumiu como o principal valor do mais bem sucedido projeto editorial angolano dos últimos anos.

produtos e desenvolvimentos futuros

Ao longo dos três anos de existência o Novo Jornal tem desenvolvido, paulatinamente, uma atitude de progresso, visível na substancial melhoria dos seus conteúdos, na captação de novos colaboradores e na assimilação das novas formas de produzir e levar a informação aos seus leitores. Os tempos que se avizinham são de esperança no futuro e de enorme confiança numa comunidade de leitores cada vez mais exigente.

O Novo Jornal foi o único órgão de Informação que cobriu, com extensas reportagens, os trinta e cinco anos das independências dos países da lusofonia; ao nível do Desporto esteve na Turquia, onde acompanhou a seleção nacional de Angola de Basquetebol em mais uma presença num Campeonato do Mundo; e esteve  na Cimeira da União Africana, realizada em Adis Abeba, que abordou, em pormenor, a situação da Costa do Marfim, sobretudo depois do conflito pós-eleitoral, numa altura em que já eram visíveis os sinais de mudança no Norte de África.

Além de coberturas pontuais, como foram as que realizou para conhecer o  novo sistema de televisão digital que será  implementado em África e o contacto com a central de produções da Rede Globo, uma das mais modernas estações de televisão mundiais e a principal do Brasil, o Novo Jornal testemunhou a fixação da Missão Militar de Angola na Guiné Bissau, cujo papel tem sido apontado como determinante para a estabilidade daquele país irmão e reportou, através de enviados especiais, as eleições em S. Tomé e Príncipe. Não perdeu também a oportunidade de trazer para as suas páginas o que de melhor ocorreu no festival de Jazz de Durban, na África do Sul.

No seu compromisso com o rigor e a cidadania, o Novo Jornal  esteve na Conferência Africana dos Direitos Humanos, na Gâmbia, e participou de vários programas sobre Democracia e Liberdade de Imprensa nos Estados Unidos da América.

mercado

O mercado dos semanários em Angola é hoje altamente competitivo. Depois do aparecimento do Novo Jornal surgiram mais publicações, todas com ambições de liderança, mas sondagens recentes apontam uma posição de destaque para o Novo Jornal, quer nas vendas, quer na afirmação e solidificação do «target» de leitores, apesar do seu curto período de existência.

Inovar é a palavra-chave do Novo Jornal que se adapta com criatividade às várias situações na prossecução do objetivo maior de satisfazer os diferentes interesses dos leitores. Por isso aproveita cada momento, cada ocasião para oferecer um produto de maior qualidade a cada número, com cadernos temáticos e uma informação que não se confina à cidade capital de Angola, onde está situada a sua sede.

Regularmente o Novo Jornal edita suplementos nacionais relatando com rigor informativo o palpitar das demais províncias angolanas para que se conheçam os feitos da reconstrução nacional e, também, o palpitar das populações locais. Equipas de reportagem são destacadas para calcorrear o país, realizando trabalhos especiais, enquanto os correspondentes reportam com regularidade e atualidade a informação o dia--a-dia das suas regiões.

COMUNICAÇÃO

Paralelamente ao rigor do seu jornalismo, o Novo Jornal distingue-se pelas suas iniciativas, como são exemplos o Grande Prémio Novo Jornal, em automobilismo e motociclismo, que conta para os Campeonatos Nacionais da especialidade e, na véspera de Angola organizar a Taça de África das Nações em futebol, o Novo Jornal promoveu a sua 1.ª Conferência Internacional sobre os benefícios que reverteriam para o país, reunindo larga adesão dos diversos setores da sociedade angolana, em particular os ligados ao Desporto de alta competição.

Na linha de uma política de expansão e conquista de novos mercados, o Novo Jornal tem sido "media partner" de diversos eventos em Angola e no estrangeiro. Nestas ações, tanto o Novo Jornal como os autores dos eventos têm colhido benefícios de parcerias previamente concertadas, nas quais o privilégio é, e continuará a ser, em ações futuras já programadas, o interesse do seu vasto núcleo de leitores.

vantagens competitivas

Durante o último ano foram atribuídos ao Novo Jornal as mais honrosas distinções da Imprensa angolana e continental, tributos à competência e seriedade profissional de um projeto ímpar de Informação.

A Gustavo Costa, diretor-adjunto, foi atribuído, em 2010, o Prémio Nacional de Jornalismo, a principal honraria entre a classe jornalística angolana; e, a Sebastião Wemba e ao Novo Jornal, no mesmo ano, foi concedido o prémio CNN/Multichoice África, que distinguiu a melhor reportagem de 2010, numa apreciação que envolveu os mais notáveis nomes da imprensa de toda a África. Estes prémios, os mais valiosos, com reflexos interna e externamente, refletem um ano de grandes progressos e de plena afirmação de um jornalismo de referência, plural e responsável, divisa que alimenta o futuro de um jornal jovem, moderno, que é leitura obrigatória todas as semanas.

Para este ano o Novo Jornal tem programado o lançamento do seu sítio na internet; a revitalização do seu quadro redatorial; e o reforço qualitativo do seu principal caderno, e análise na continuidade do seu «layout», com o propósito de o adaptar às exigência do mercado. Melhorias que têm em vista elevar os níveis de qualidade, única garantia na preferência dos seus milhares de leitores.

NOVO JORNAL
sabia que?

O NOVO JORNAL é, desde 15 de Setembro de 2020, um importante parceiro da UNICEF, com quem estabeleceu um acordo de cooperação para a defesa dos Direitos da Criança.

O NOVO JORNAL surgiu a 28 de Janeiro de 2008, no ano em que o País realizou as segundas eleições gerais. Um marco no percurso da democratização de Angola e do próprio Jornal.

O site do NOVO JORNAL é um dos mais concorridos canais de divulgação de informação actual, nacional e internacional. Conta com mais de 170 mil seguidores, um pouco por todo o Mundo.

Armindo Laureano
Armindo Laureano

Armindo Laureano
Director Editorial

contactos