Edições

ENSA

2014

Mais do que manter a liderança do mercado segurador e ser reconhecida como uma Marca cuja filosofia empresarial assenta na eficiência, idoneidade e solidez financeira, a ENSA – Seguros de Angola, S.A. continuará a ter cada vez melhores produtos, mais adaptáveis às necessidades dos angolanos. A ENSA oferece actualmente cerca de 38 produtos, um conjunto abrangente de seguros dos ramos vida e não vida.

ENSA
valores da marca

Reconhecida pela sua excelência, qualidade
e rigor no tratamento dos seus clientes, tendo junto do público uma imagem credível e responsável, a ENSA participa activamente
na promoção do desenvolvimento sócio-

-económico do país, através de uma oferta
de produtos diversificados e competitivos.

Ao completar 36 anos, a ENSA é um exemplo de sucesso, tanto no modelo de negócios que desenvolve, como na relação de proximidade e confiança que tem com os clientes. Por esta razão, continua a apostar na cultura organizacional da empresa e, fundamentalmente, na existência de "TODOSENSA" como capital humano.

Assim, o grande desafio é possibilitar o desenvolvimento e envolvimento das pessoas; procurar o desenvolvimento de parcerias; melhorar a gestão de processos e factos; criar foco no cliente, incluindo colaboração com o cliente e a medição da sua satisfação; ou seja, conquistar a sociedade.

Atenta ao crescimento do sector, a ENSA vem privilegiando cada vez mais os seus canais de distribuição, as acções de marketing, a forma como vende os seus produtos, além de que tem melhorado o modelo de gestão de sinistros e as taxas médias de regularização de sinistros. Uma atenção especial tem sido dada também aos sistemas de informação, aos mecanismos de controlo interno e aos indicadores macroeconómicos ou financeiros.

produtos e desenvolvimentos futuros

Actualmente, a ENSA conta com mais de 38 produtos no seu portefólio, desde os seguros do ramo vida, aos seguros do ramo não vida. Esta gama de produtos vocacionados para as empresas e para as massas adaptam-se às reais necessidades do mercado angolano, com taxas e coberturas muito atractivas e competitivas.

O Seguro Automóvel é um dos produtos mais comercializados na carteira da ENSA, representando mais de 46% da facturação anual. Já o Seguro de Acidentes de Trabalho, obrigatório por lei, garante o pagamento de despesas médicas e de hospitalização. O Fundo de Pensões Aberto "Vida Tranquila" é o mais recente produto da ENSA, lançado em finais de 2012, com o propósito de possibilitar aos clientes a criação de uma aplicação financeira a médio e longo prazo.

A carteira de clientes da Marca é composta por instituições públicas e privadas, incluindo empresas dos ramos industrial, comercial e de serviços, designadamente dos sectores petrolífero, mineiro, construção, transportes, telecomunicações, hotelaria, turismo, entre outros.

mercado

Com mais de 40% da quota de mercado, a manutenção da liderança do sector será assegurada através de um Plano Estratégico para os próximos três anos, reforçando-se a oferta especializada de produtos por segmento. Do plano constam também objectivos tais como: impulsionar o desenvolvimento e crescimento do sector, reforçar a eficiência e rentabilidade, ser um exemplo na qualidade de serviço aos clientes e parceiros de actividade, explorar novas oportunidades de negócios e continuar a promover o capital humano.

Na senda de oferecer as melhores soluções aos seus clientes, a ENSA mantém contratos de parceria, protocolos e acordos com diversas entidades. Com a Universidade Técnica de Angola (UTANGA) e o Instituto Metropolitano formou uma parceria que visa incutir nos estudantes a cultura do Seguro. O acordo de cooperação com os Correios de Angola prevê a comercialização do Seguro Automóvel em 54 Estações daquele órgão. Já o acordo de parceria com a Cosal visa facilitar aos clientes da concessionária da Marca Hyundai a obtenção do Seguro Automóvel de Responsabilidade Civil Obrigatório (RCO). Mantém, igualmente, parcerias com o canal bancário (BIC e BANC) para a venda de seguros associados aos créditos Multi-Riscos Habitação e Automóvel. Visando simplificar alguns procedimentos, o protocolo com o BCI (Banco de Comércio e Indústria) e a EMIS (Empresa Interbancária de Serviços) permite aos segurados renovarem contratos e pagarem os seus prémios de seguro via Multicaixa, em qualquer banco do território nacional.

Além da vocação tradicional de cobertura de riscos específicos de seguros, as seguradoras têm-se assumido como instituições financeiras especializadas na captação de poupança. Assim, a ENSA estabeleceu um contrato "joint venture" para a constituição do Standard Chartered Bank Angola, S.A..
O Grupo ENSA detém 40% do capital social
e o Standard Chartered Holding Africa e empresas do Grupo Standard Chartered PLC, os restantes 60% do capital.

COMUNICAÇÃO

A ENSA percebe a responsabilidade social da empresa como um instrumento de Marca de Excelência. O apoio a causas nobres
está na sua génese.

Com mais de 20 anos, o Prémio ENSA Arte é o estandarte da Marca nesta área. O prémio é, reconhecidamente, o reflexo artístico da identidade angolana nas categorias de pintura e escultura. Com uma qualidade inquestionável a nível nacional, este prémio ultrapassou fronteiras e chegou a uma das maiores montras de artes plásticas do mundo, a Bienal de Veneza. A convite do Ministério da Cultura, 26 obras da Colecção ENSA estiveram patentes na Bienal de Veneza, entre os meses de Maio e Novembro de 2013, contribuindo, desta forma, para que o Pavilhão de Angola fosse distinguido, dentre 88 países, com o mais importante prémio, Leão de Ouro.

A ENSA procura sensibilizar a população para a elevada taxa de sinistralidade rodoviária em Angola. Desta forma, tem vindo a lançar campanhas, propondo aos automobilistas uma condução responsável.

A Marca ENSA está presente, todos os anos, nas Feiras Internacionais de Luanda e Benguela, na Expo-Huila e em outros certames.

vantagens competitivas

Mais do que obter vantagens em relação à concorrência, há que responder ao principal propósito da actividade financeira em que se enquadram os seguros: a Marca ENSA contribui para o desenvolvimento do Produto Interno Bruto (PIB), do sector bancário e de outras iniciativas que, no plano económico, têm reflexos profundos na vida das populações.

A ENSA fez um investimento tecnológico com o que de melhor existe na indústria seguradora. Hoje, a empresa está toda ligada em rede, o que facilita a comunicação em tempo real e o acesso à informação de carácter sócio-económico, jurídico e laboral.

Importa referir que a ENSA assume, desde 2012, a presidência da Associação das Seguradoras de Angola. Em 2013, a ENSA foi a primeira Empresa Pública a entregar o Relatório e Contas no ISEP.

ENSA
sabia que?

ENSA foi a primeira seguradora angolana a oferecer o Seguro de Saúde e é a única a comercializá-lo em grande escala.

A ENSA assume, desde 2012, a Presidência da Associação das Seguradoras de Angola (ASAN).

Em 2013, a ENSA realizou o 1.º Workshop Nacional sobre o Seguro no Desporto.

Com o lançamento do Fundo de Pensões Aberto, a ENSA procura corresponder à necessidade de dar cobertura a profissionais liberais e empresários que não dispõem actualmente de qualquer benefício da segurança social pública, bem como aos que, já contando com benefícios no quadro da segurança social, pretendam constituir um complemento de reforma.

O Seguro de Acidentes de Trabalho é obrigatório em Angola e a ENSA é líder neste segmento e referência no mercado. Explora ainda o Seguro de Assistência em Viagem, tendo Acordos com reconhecidas seguradoras internacionais.

A ENSA é a Seguradora Oficial da Federação Angolana de Futebol (Palancas Negras), do Comité Olímpico e Paralímpico.

MATILDE GUEBE
MATILDE GUEBE

Administradora

contactos