Edições

O ATLANTICO

2014

O ATLANTICO tem como missão ser o melhor banco angolano no mundo e, no mundo, o banco que melhor conhece Angola. Suportado nos pilares da segurança nas operações, do rigor, do sigilo e da inovação, o ATLANTICO disponibiliza aos seus Clientes uma oferta integrada de produtos e serviços financeiros.

O ATLANTICO
valores da marca

O ATLANTICO foi constituído em Novembro de 2006 e, em poucos anos, superou as melhores expectativas. Desde sempre voltado para a inovação, para a atitude e para o empenho, o Banco tem paixão pela excelência. A Marca acredita que as pessoas podem conquistar, com empenho, esforço e determinação, uma vida melhor, através do trabalho, do conhecimento e da vontade de ir mais longe. Além disso, o ATLANTICO existe para fazer a diferença, contribuindo para a transformação da vida dos seus clientes e "stakeholders", através da criação de soluções financeiras orientadas para a satisfação das suas necessidades e desafios, criando valor real nas suas vidas e excedendo as suas expectativas.

O ATLANTICO tem, assim, o objectivo de contribuir para o crescimento e desenvolvimento da economia angolana, para a transformação da vida dos angolanos e de todos os seus colaboradores. Todas estas convicções assentam num contexto de uma terra cheia de oportunidades e com pessoas determinadas a conquistá-las.

Sendo a Marca feita, acima de tudo, de relações de confiança, sólidas e transparentes, o tom e a linguagem de comunicação seguem também estas características: simples, próxima e humana.

produtos e desenvolvimentos futuros

O ATLANTICO procura, através da sua oferta, traduzir a sua visão com soluções que incentivam o esforço individual na prossecução de objectivos de crescimento.

A oferta assenta na inovação, flexibilidade e transversalidade, valores que, associados a um processo de segmentação de Clientes, permitem adequar produtos e serviços às necessidades específicas de cada segmento.

Assim, pode encontrar-se na oferta ATLANTICO soluções como: ATLANTICO Directo, que permite o acesso aos serviços do Banco sem deslocações e a qualquer hora; Oferta Universitário, que reconhece o esforço do estudante através da bonificação de juros sobre empréstimos; Soluções de Crédito Vida Melhor que visam facilitar a melhoria de vida das pessoas; Cash Management, oferta para as empresas que possibilita num ponto único a administração de contas domiciliadas no ATLANTICO em outras instituições; Soluções de Banca de Investimento, apoiando a estruturação de projectos de investimento.

O ATLANTICO almeja crescer com os seus Clientes, pelo que continuará a apostar na criação de soluções que respondam aos desafios emergentes na economia angolana, tais como o Factoring e o Leasing.

mercado

2012 e 2013 foram anos de forte crescimento da economia angolana.
A estabilidade da política monetária e cambial permitiu a descida da taxa de inflação e o movimento gradual da descida das taxas de juro, o que contribuiu para estimular o crescimento económico e o nível de investimento. O sector bancário acompanhou o crescimento da economia, registando um aumento do volume de depósitos e créditos concedidos.

O ATLANTICO é um participante activo neste cenário. Destaca-se o facto de se ter tornado num Banco de abrangência nacional, passando a estar presente em todas as Províncias, chegando, assim, a mais pessoas. Em paralelo, reforçou a sua vocação de Banca Comercial de Relação, servindo mais clientes e mantendo os critérios de rigor e excelência, alargando ainda de forma significativa o seu portefólio de produtos e serviços.

É de salientar que o ATLANTICO fechou o ano de 2013 com um crescimento de 80% no total de clientes (acima da média do mercado) em recursos, crédito e produto bancário.

COMUNICAÇÃO

Em 2013, o ATLANTICO reposicionou-se no mercado, evoluindo de um perfil Private, Corporate e de Banca de Investimento para um Banco Comercial de Relação, com a finalidade de se aproximar de mais pessoas.

Depois de apoiar a renovação da Baía de Luanda e de estar ao lado de Matias Damásio no lançamento do seu último CD, o ATLANTICO criou um festival de música que juntou diversos artistas nacionais e internacionais. Afinal, num país onde a musicalidade está tão presente, nada melhor do que a música para aproximar pessoas e construir o seu novo posicionamento.

A 1.ª edição do Sons do ATLANTICO teve uma identidade visual baseada no Oceano Atlântico. Com uma divulgação multimeios, o festival teve Matias Damásio como anfitrião. Nas redes sociais, milhares de fãs juntaram-se em torno do evento mais falado do ano.

Neste contexto, é lançada a Campanha Institucional do ATLANTICO. Uma campanha multimeios inspirada na realidade angolana, no empenho e dedicação de todos aqueles que lutam por um futuro melhor.

E como a filosofia do Banco evoluiu, a sua assinatura "Valores com Futuro" reflectiu essa evolução. O resultado foi uma simples inversão que se ajustou por completo à sua nova visão – "Futuro com Valores".

De seguida, é lançada a campanha Soluções de Crédito Vida Melhor, que traz a história de Matias Damásio e a mensagem "Do que é que precisa para melhorar a sua vida?". Recentemente, há uma nova parceria com o cantor para lançar o serviço ATLANTICO Directo – "O seu Centro ATLANTICO em qualquer lugar e a qualquer hora".

Hoje, o ATLANTICO tem notoriedade e dimensão nacional. Está presente em todas as províncias, materializando a sua intenção de estar ao lado de todos, agora e no futuro.

vantagens competitivas

Em 2012 e 2013, o ATLANTICO é reconhecido internacionalmente como "Best Investment Bank in Angola", pela World Finance e pela Global Banking & Finance Review. Em 2012 é também reconhecido como "Most Progressive Bank in Angola", pela Global Banking & Finance Review. Estas distinções são o reconhecimento do trabalho e uma afirmação junto do mercado, nacional e internacional, da excelência e do rigor que estão inscritos no ADN do ATLANTICO.

O ATLANTICO
sabia que?

• Matias Damásio associou-se à campanha de Literacia Financeira do ATLANTICO, ao compor cinco músicas sobre o tema, disponíveis em www.planeieasuavida.com.

• Actualmente, o ATLANTICO conta com oito anos de existência e 58 Centros ATLANTICO, com previsão para a abertura de mais 12, até ao final de 2015.

• Em 2014, o projecto LOGOS chegou ainda a mais crianças e pretende, em 2015, abrir Centros em todas as províncias e contribuir para a capacitação de 5.000 jovens.

contactos