Edições

EXAME

2015

A EXAME é uma revista de referência de Economia & Negócios em língua portuguesa, publicada em quatro países – Brasil, Portugal, Angola e Moçambique — onde é um exemplo de rigor, isenção e independência jornalística. Foi criada em Angola, em Dezembro de 2008, pelo grupo Media Nova, que detém ainda O País, Semanário Económico, Rádio Mais e TV Zimbo.

EXAME
valores da marca

Roberto Civita, filho do fundador da Editora Abril, resolveu criar no Brasil a EXAME, após trabalhar, em Nova Iorque, no grupo Time Inc., que publica, entre outras, a revista Time (que no Brasil deu origem à Veja, hoje a quinta maior do mundo em circulação) e a Fortune (inspiradora da EXAME, nascida em 1967, e que sempre foi a líder incontestada naquele país).

A fórmula editorial da EXAME consiste na apresentação de temas fortes da economia e de casos de empresas (bem como dos empresários que as lideram) através de uma linguagem simples e pedagógica, suportada pela qualidade da edição e pela estética das imagens e infografias de suporte. Rigor, isenção e independência jornalística são os valores de uma Marca que, em 1989, se alargou a Portugal, em 2008, a Angola e, em 2012, a Moçambique. Em todos estes países, a EXAME é considerada uma revista de referência do mundo dos negócios, com um grande impacto junto dos decisores do meio político e económico, assim como do meio académico e empresarial.

produtos e desenvolvimentos futuros

A EXAME nasceu em Angola, em Dezembro de 2008, pela Media Nova, o maior grupo privado de media angolano, sendo o segundo título a ser lançado por este grupo, após o jornal semanário O País. Publicada sob o licenciamento da Editora Abril, a versão angolana respeita a mesma linha gráfica e editorial e alberga um quadro de profissionais especializados, com grande experiência em jornalismo económico.

Em Angola, a revista tem uma periodicidade mensal, um formato mais largo e um papel de qualidade superior. O primeiro número da EXAME teve uma tiragem de 10 mil exemplares, distribuída por todo o território nacional pela Media Nova Distribuidora. A revista arrancou com um site próprio e um serviço de assinaturas de entrega directa em Angola e de subscrição online a partir do estrangeiro.

Tal como havia sucedido nos países que a antecederam, em Angola a EXAME teve uma adesão imediata por parte dos leitores e anunciantes, marcando a diferença no mercado editorial, graças à identidade e valores únicos da Marca.

A EXAME publica anualmente 11 edições mensais, que incluem uma edição dupla em Dezembro/Janeiro. Em 2012 foi lançada a edição especial de Sustentabilidade que incluiu um prémio, atribuído por um júri de reputados especialistas, à "empresa sustentável do ano" e a cinco "empresas modelo". Em 2013 surgiu uma edição especial sobre banca, já com uma segunda edição em 2014, fruto da parceria com a consultora Deloitte, que publica o ranking dos maiores e melhores bancos do país e entrevistas aos líderes do sector (Ministro das Finanças, Governador do BNA, presidente da ABANC e PCA’s de todos os bancos).

mercado

Na altura em que foi lançada, a EXAME tinha apenas uma revista especializada concorrente, a Economia & Mercado. Anos depois surgiu a revista Rumo, por iniciativa do grupo Impresa em Portugal, entretanto extinta. Mas num sentido mais lato existem outras revistas que abordam regularmente temas económicos (caso das "mais velhas" África Today, África XXI, Figuras & Negócios, ou a recém-criada Executivo). Existem ainda vários jornais especializados em Economia, como os Economia & Finanças, Expansão e Semanário Económico e, ao que se diz no mercado, ainda este ano poderão surgir dois novos títulos. Trata-se, por isso, de um mercado muito competitivo, que traduz o crescimento e vitalidade da economia angolana.

COMUNICAÇÃO

A EXAME dirige-se preferencialmente aos decisores, líderes de opinião, quadros médios e superiores e estudantes, um público-alvo composto maioritariamente pelas classes A/B.

Os esforços de comunicação privilegiam os meios do grupo (jornais, rádio, televisão, internet) sendo de destacar outras acções "below the line", tais como a presença regular da Marca em eventos e conferências da especialidade. Entre eles há a destacar a parceria celebrada em 2013 com a Deloitte, onde a EXAME é "media sponsor" e modera a conferência "Banca em Análise", que deu origem a uma edição especial sobre a banca, considerada o barómetro anual do sector em Angola.

A regra no mercado de publicações é a de que o principal meio de comunicação das Marcas seja o próprio produto. A EXAME tem uma identidade visual muito forte, que começa na capa, onde pontificam o logótipo (comum aos países onde a Marca é licenciada pela Editora Abril), a imagem (foto do protagonista do mês ou ilustração temática) e a redacção, com uma linguagem gráfica e fórmula editorial padronizadas. A nível dos conteúdos a Revista aborda a Economia nas suas múltiplas vertentes — Angola, Negócios, Global, Gestão, Marketing, Finanças, Tecnologia e Livros — havendo, pelo menos, um tema forte por mês (o de capa) onde se procura abordar um sector da economia, ou caso empresarial, com maior profundidade. O objectivo é fazer mais e melhor do que a mera informação noticiosa, procurando respeitar uma dupla missão — informar e formar a opinião dos leitores.

vantagens competitivas

Em qualquer meio de comunicação social, a principal vantagem competitiva é o talento e qualidade dos seus activos humanos, medido pela receptividade e interactividade do produto com os leitores e anunciantes. A EXAME tem ainda a vantagem da sua rede internacional que permite uma troca de "know-how" e partilha de conteúdos com a Editora Abril, no Brasil, e com  a versão moçambicana, que a EXAME Angola ajudou a fundar. E, sobretudo, estar inserida no grupo Media Nova, que lhe permite beneficiar de sinergias entre várias plataformas.

Em 2015, a EXAME prevê renovar o seu site (www.exame.co.ao) e prosseguir uma estratégia de extensão de Marca que inclui a realização de conferências, estando em estudo a criação de um novo programa de rádio (Rádio Mais) e de televisão (TV Zimbo), com a chancela de qualidade EXAME.

EXAME
sabia que?

• Até Abril de 2015, a EXAME publicou 58 edições mensais e três edições especiais.

• Do total de capas (61), 25% são temáticas (ilustrações) e 75% personalizadas (fotos). Entre as figuras de capa, 31 (cerca de 70%) são empresários, ou gestores de topo, de empresas privadas a operar em Angola, 8 líderes de institutos/organismos públicos ou associativos, 5 ministros e 4 presidentes de empresas públicas.

• A capa que mais vendeu foi a n.º 7, em Julho de 2010, "Angola/ China — Casamento Perfeito?", que obrigou à sua reimpressão.

contactos